A Boeing selecionou a Astronautics Corp. of America para fornecer o Electronic Flight Bag (EFB) do Boeing 787 Dreamliner. O 787 é o primeiro avião da Boeing a oferecer EFBs como sistema padrão.
O EFB é uma peça eletrônica fundamental do flight deck do 787. Ele oferece aos pilotos todas as informações necessárias para operar o avião em um formato digital fácil de usar. O EFB é projetado para reunir todos os documentos e formulários que os pilotos carregam – mapas e gráficos aeronáuticos, manuais para registro de defeitos e operações, listas de equipamento mínimo e logbooks – em formato digital e os coloca à disposição da tripulação.
Ele possui um instrumento de desempenho a bordo que instantaneamente calcula a velocidade ideal de decolagem do avião e a configuração do motor, em qualquer clima, em qualquer pista e com qualquer carga útil. O EFB também oferece a possibilidade de mostrar os sistemas de vigilância opcionais na cabine, além de servir como backup display para operações de manutenção.
“O EFB é uma solução tecnológica econômica que oferece confiabilidade e segurança para as companhias aéreas, aumentando a segurança”, declarou Mike Bair, vice-presidente e diretor-geral do Programa 787.
“A Astronautics agradece a oportunidade de fornecer o EFB para o Boeing 787”, declarou Michael Russek, presidente da Astronautics. “O programa 787 nos possibilita continuar o nosso trabalho com a Boeing para expandir os nossos avançados sistemas EFB para aviões hoje e no futuro.”
A escolha da Astronautics para o 787 tem por base o histórico de sucesso como fornecedor do EFB do 777, que foi o primeiro EFB certificado pela Federal Aviation Administration (FAA) para uso em aviões comerciais. O sistema está em serviço no 777 desde novembro de 2003, equipará o 737 no final de 2005 e o 747 em meados de 2006. Ela também está de acordo com a estratégia da Boeing, de oferecer uma solução comum de EFB para os aviões 737, 747, 777 e 787.
FONTE: Aviação Brasil / Boeing – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP