A Boeing realizou hoje um marco na engenharia, ao completar 90% do design do mais novo membro da família 737, o 737-900ER.

O feito significa que praticamente todo o trabalho de engenharia necessário para construir peças e ferramentas de montagem foi completado e liberado para fabricação.

“É um momento importante para o avião, pois está sendo feita a transição da fase de desenvolvimento para a fase de produção”, declarou Mike Delaney, Chefe do Projeto de Engenharia do 737. “Com a maior parte do design feita, os nossos fornecedores e fábricas podem começar a produzir as partes mais detalhadas”.

A finalização de 90% do design foi alcançada na data prevista, conforme a Boeing trabalha para começar a montagem final do primeiro 737-900ER na fábrica de Renton, em Washington.

Lançado em julho de 2005 com um pedido de 30 unidades da companhia aérea indonésia Lion Air, o 737-900ER é projetado para transportar até 215 passageiros por até 5.925 km.

O primeiro 737-900ER será entregue no primeiro semestre de 2007 após um programa de testes de vôo que durará cinco meses e incluirá dois aviões de testes.

O design do mais novo derivado incorpora um par adicional de portas de saída e mudanças estruturais e aerodinâmicas que melhoram a performance de cruzeiro e de baixa velocidade. Tais mudanças incluem asas fortalecidas, tailskids de duas posições, melhorias no leading and trailing-edge flap system, Blended Winglets opcionais e tanques auxiliares de combustível.

Equipado com motores CFM56-7B da CFM International, o novo derivado trará vantagens econômicas substanciais em relação ao A321, como custos operacionais 9% mais baixos por viagem e 7% menores por assento.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here