A Boeing anunciou hoje a escolha da Evergreen International Airlines, Inc. para operar a frota de grandes cargueiros 747 (Large Cargo Freighter – LCF), formada por 747-400 especialmente modificados para o transporte das maiores seções do novo avião Boeing 787 Dreamliner.

A Evergreen International Airlines, Inc. (EIA) é uma subsidiária da Evergreen International Aviation, Inc. e opera serviços para passageiros e carga no mundo todo há mais de 30 anos. A EIA ficará responsável por toda a operação da frota de LCF. Ela voará as rotas entre os Estados Unidos e o Japão.

A Evergreen subcontratou a Cargolux para operar as rotas a partir da Europa. Atualmente, a Cargolux opera uma frota de 14 747-400 cargueiros. A Sojitz Corp. of America foi selecionada pela Evergreen para coordenar a logística e outros serviços para as rotas japonesas. A Sojitz estabelecerá um plano para receber e transportar os componentes do 787 dos parceiros da Boeing, no Japão, e fará a interface entre os aeroportos de Centrair e Nagoya.

“A Evergreen International Airlines é especialista em sua área, com aproximadamente meio milhão de horas de experiência com o 747”, declarou o Vice-Presidente de Produção de Aeronaves 787, Scott Strode. “Temos total confiança que a EIA – em parceira com a Cargolux e a Sojitz – cumprirão a rígida agenda de transporte dos componentes do Dreamliner no mundo.”

A Boeing utilizará três Large Cargo Freighters como meios principais de transporte das maiores partes do 787 dos parceiros ao redor do mundo até a fábrica de montagem da Boeing em Everett, no estado de Washington.

“Nós vibramos com o desafio de transportar esta carga atípica”, disse Brian Bauer, Presidente da EIA. “Operar estes incríveis aviões para a Boeing é uma oportunidade única e estamos muito orgulhosos do nosso papel no desenvolvimento do 787”.

Os 747s estão sendo modificados pela Evergreen Aviation Technologies Corp., em Taipei, Taiwan. A modificação da primeira aeronave começou em junho e vem progredindo bem. A fuselagem superior e a estrutura interna foram completamente removidas para dar espaço à construção do avião com sua fuselagem superior aumentada. Esta montagem teve início este mês com a instalação de uma pressure bulkhead completamente nova. O segundo avião começou a ser modificado em outubro. O primeiro vôo está marcado para meados de 2006, seguido pelo teste de vôo e certificação. Os primeiros LCFs entrarão em serviço em 2007 para dar suporte à produção de Dreamliners.

A Evergreen International Airlines é uma das várias subsidiárias da Evergreen International Aviation, Inc., sediada em McMinnville, Ore., como uma companhia global privada de serviços de aviação. A Evergreen Aviation Technologies Corp. é uma joint venture entre a EVA Air e a General Electric e parte do Evergreen Group de Taiwan, sendo especializada em manutenção, engenharia e reparos e sediada em Tayuan, Taiwan. As duas companhias não têm nenhuma ligação.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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