Um piloto necessita de 15.600 cartas de navegação a cada ano. Em breve, isto poderá ser apenas um dado histórico, pois, com a introdução do paperless cockpit, o acúmulo de papel na cabine de comando será substituído por cartas de navegação eletrônicas, o eRouteManual desenvolvido pela Lufthansa Systems, empresa de informática do grupo Lufthansa, em uma tela especial do piloto. Essa solução eletrônica já será padrão no novo Airbus A380, o futuro avião-símbolo da frota Lufthansa, o que não só economizará papel como muitas toneladas de querosene.

Atualmente, existem aproximadamente 11 mil mapas coloridos e em escala para os 850 destinos Lufthansa, que – para economizar peso – são impressos em papel especial. Estas cartas de navegação contêm todas as informações aeronáuticas eventualmente necessárias durante o vôo: informações topográficas, freqüências de rádio, altitudes mínimas de vôo, procedimentos de pouso e decolagem. E, para que as cartas estejam sempre em dia, têm de ser constantemente atualizadas, impressas e distribuídas. Várias empresas aéreas já mostraram interesse em utilizar as cartas de navegação eletrônicas da Lufthansa Systems. Desde abril desse ano, um Airbus A340-600 equipado com as novas cartas de navegação eletrônicas está voando como protótipo da Lufthansa.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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