No fim de março de 2007, a Airbus testará, pela primeira vez, o A380 em rotas reais de diversos vôos de linha. Parceiras nesta empreitada inovadora, Lufthansa e Airbus testarão, na prática e durante uma semana, o avião de grande porte licenciado em dezembro, durante o assim chamado Commercial Route Proving. A estréia em tempo real será o primeiro pouso do A380 nos EUA.

No decorrer do sábado, 17 de março, o avião com número de série 007 deverá chegar em Frankfurt proveniente de Toulouse e, na segunda-feira seguinte, decolar pela primeira vez para Nova York, com 500 passageiros a bordo. Até quarta, 28 de março, o horário de vôos ainda prevê os destinos Hongkong e Washington. E, concluindo os vôos de teste em rota, o A380 fará uma escala em Munique.

Com este programa, a Lufthansa passa a ser exclusiva parceira dos vôos de teste em rota do Airbus. “Estamos felizes por podermos acompanhar e apoiar tanto o desenvolvimento como o teste na prática do novo modelo de avião com nosso know-how e experiência, sendo, mais uma vez, parceira de inovações, como já o fomos com modelos anteriores. O novo avião da nossa frota, o Airbus A380, será um novo marco de eficiência econômica e ecológica”, disse Wolfgang Mayrhuber, presidente da Deutsche Lufthansa AG.

A bordo do Airbus A380 estarão principalmente funcionários da Lufthansa e da Airbus, que testarão os sistemas e as instalações de bordo durante o vôo – desde a climatização, iluminação e acústica até as cozinhas de bordo e o sistema de entretenimento de bordo de última geração. Na cabine de comando estarão pilotos de teste da Airbus, assim como experientes pilotos da Lufthansa. O serviço de bordo será prestado por tripulantes da Lufthansa.

Em seu ponto central de distribuição Frankfurt, por sua vez, a Lufthansa aproveitará a oportunidade para testar rigorosamente toda a infra-estrutura em terra do A380. A empresa pretende conseguir chegar ao mesmo tempo de baldeação como o de aviões de longa distância bem menores.

A Lufthansa já foi parceira exclusiva do fabricante Airbus em fases anteriores de teste e desenvolvimento do Airbus A380: como, por exemplo, durante o importante teste de evacuação em final de março do ano passado ou durante os vôos prévios de longa distância internos (Early Long Flights), em setembro de 2006. A Lufthansa também participou do programa de longa distância exigido para obter a certificação das autoridades de controle aéreo européia, EASA, e a norte-americana FAA, em dezembro.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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