Início Notícias Últimas Noticias Olivier Poussier, melhor sommelier do mundo, escolhe os vinhos da Air France

Olivier Poussier, melhor sommelier do mundo, escolhe os vinhos da Air France

Olivier Poussier, eleito o Melhor Sommelier do Mundo em 2000, é o responsável pela carta de vinhos dos vôos da Air France desde abril de 2005. Organizado a cada três anos, o Concurso de Melhor Sommelier do Mundo é procurado por candidatos com reconhecida expertise. Eles são avaliados na teoria e na prática através de tarefas que testam suas aptidões.

Com 189 destinos em 84 paises, a Air France-KLM é a maior companhia aérea em termos de faturamento no mundo e a principal da Europa. A Air France considera Olivier Poussier uma escolha natural para novo sommelier. A cada dois meses, as cartas de vinhos da Primeira Classe e da Classe Executiva da Companhia são trocadas.

“É um novo desafio para mim”, diz Olivier Poussier, que detém também o título de Melhor Sommelier da França em 1990, é Consultor de Vinhos da Rede Accor de Hotéis, é sommelier chefe do famoso restaurante Lenôtre, em Paris, e já passou por diversos outros restaurantes estrelados. Para fazer sua seleção, Poussier analisou e degustou mais de 650 vinhos provenientes de várias regiões da França. Ao final desse processo, 77 foram selecionados: 37 para a Primeira Classe e 28 para Classe Executiva.

A escolha é feita, primeiramente, com foco no critério de qualidade, mas outros fatores são levados em conta na seleção dos vinhos, como as condições de armazenamento nas variações de temperatura, ar seco e o ar-condicionado do avião. Assim, Olivier Poussier favoreceu novas safras que podem ser apreciadas no tempo de seu desenvolvimento, quando os sabores frutados predominam. Safras antigas são evitadas devido à sua sedimentação, resultante da evolução rotineira que o vinho sofre na maturidade.

Ao lado dos prestigiosos vinhos Bordeaux e Burgundy, Olivier Poussier também se empenha em promover vinhos de diversas regiões da França. A lista do sommelier compreende uma larga seleção para a Air France, com quatro diferentes vinhos servidos na Primeira Classe e três na Classe Executiva.

Além da seleção de vinhos, Olivier Poussier também gosta de dividir sua paixão com todos os envolvidos. Um serviço sofisticado e refinado como o da Air France é tão importante quanto a qualidade do vinho na hora de servir, durante o vôo. A apresentação da garrafa, o jeito de abrir e servir o vinho ou champanhe são atributos essenciais para o sucesso de sua degustação. A garrafa deve ser apresentada do modo correto. O vinho deve ser descrito primeiramente pela marca e depois pelo ano e deve ser servido o mais devagar possível, de maneira refinada, com cuidado para não formar bolhas, assegurando que o rótulo continue visível.

Vinhos são mais apreciados quando servidos com um menu complementar. Para oferecer uma experiência eno-gastronômica aos passageiros da Air France, Olivier Poussier selecionou vinhos que combinam com os menus de bordo, que também são mudados a cada dois meses e preparados pelo chef francês Michel Nugues. São vários os princípios aplicados na hora de se escolher o vinho que melhor complementa o prato:

O vinho branco seco combina com peixes, mariscos, aves, carnes com molhos brancos e queijos derivados do leite de cabra, vaca e ovelha.

O vinho branco doce pode ser servido com foie gras, carne com molho de frutas, pato com laranja, frango com molho de limão, queijo faixa azul e sobremesas com frutas amarelas e brancas.

O vinho tinto leve complementa carnes brancas, aves, peixes com molhos de vinho tinto ou molho de carnes, assim como queijos derivados de leite de vaca.

O vinho tinto encorpado cai bem com carnes mais fortes como carneiro, filés, entre outros pratos, e com queijos com sabores mais marcantes.

OS VINHOS DE OLIVIER POUSSIER PARA A AIR FRANCE EM MAIO

Primeira Classe

Vinho doce: Muscat de Rivesaltes 2002 / Domaine Cazes
Branco Burgundy ou Vinho Branco de outra região: Chablis 1er cru “Montmains” 2003 / William Fèvre
Tinto Bordeaux: Pauillac / Les Tourelles de Longueville 2001
Tinto de outra região: Côtes de Beaune / Savigny les Beaune Antonin Rodet 2003

Classe Executiva

Branco Burgundy ou Vinho Branco de outra região: Pouilly Vinzelles “En Paradis” 2002 / Louis Latour
Tinto Bordeaux: Médoc Chateau La Clare 2001 / Cru bourgeois
Tinto de outra região: Mercurey Château de Chamirey 2002 / Antonin Rodet

FONTE: Aviação Brasil / Air France – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile

Last Updated on maio 3, 2005 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)