A TAM Linhas Aéreas atingiu 44,35% de market share no mês passado, maior participação de mercado doméstico já conquistada pela companhia em um mês. Com a porcentagem, a empresa começa 2005 há 19 meses consecutivos na liderança. É o segundo mês consecutivo em que a empresa supera seus índices históricos. Em dezembro do ano passado, a TAM já havia atingido um índice recorde de market share ao transportar 41,17% dos passageiros que viajaram dentro do país. Outro recorde registrado em janeiro se refere ao índice de ocupação das aeronaves (load factor), que atingiu 72%.
O market share de janeiro é 10,87 pontos percentuais maior em relação ao registrado pela TAM no mesmo mês de 2004, segundo os dados do DAC (Departamento de Aviação Civil). O crescimento é resultado de um conjunto de fatores que incluem aquecimento da economia, agilidade da companhia para planejar vôos com ampla oferta de destinos e freqüência e eficiência para prestar serviços de qualidade aos passageiros.
O desempenho de janeiro também inclui os resultados alcançados pela TAM com o transporte de passageiros em vôos charters e fretados, alternativas de vôos utilizadas com mais freqüência em períodos de alta estação, como em janeiro.
No setor internacional, a TAM continua registrando um bom desempenho e registrou 16,50% de market share em janeiro, superando o desempenho do mês anterior, quando o índice foi de 16,33%. Em 2004, o setor internacional passou a responder por 21,5% da receita total da companhia, depois de registrar um crescimento de 33,7% na comparação com o ano anterior. O aumento foi uma conseqüência direta do incremento das freqüências para Miami (de sete vôos semanais para 14), Paris (sete para dez freqüências semanais) e do iniciou vôo diário para Santiago do Chile, reforçando a estratégia de expansão da companhia para a América Latina.
FONTE: Aviação Brasil / TAM – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP