Em meados de 1980, a Transbrasil formou juridicamente uma empresa subsidiária, a Aerobrasil, destinada a prestar serviços aéreos não regulares de transporte de carga e mala postal para o exterior, em cumprimento a portaria 687/GM5.
Em 30 de dezembro de 1980 a Aerobrasil anunciou que iria promover voos regulares entre Londres – Recife – Rio de Janeiro – São Paulo – Porto Alegre, para transporte de cargas, em associação com a britânica Tradewinds Airways, especializada em carga aérea. Em agosto de 1982 Omar Fontana procurou restaurar a posição do Brasil no mercado de cargas nacionais e internacionais e chegou a receber da Varig, em 20 de setembro de 1982, um Boeing 707, de prefixo PP-VJS, com capacidade para 42 toneladas de carga.
Porém, em setembro de 1984, a Varig cancelou este contrato de leasing, provavelmente temendo a concorrência, segundo consta no livro ” Transbrasil – a empresa e suas aeronaves” e a Transbrasil devolveu a aeronave em 16 de novembro de 1984.
Diante desta medida, Fontana adquiriu 4 Boeing 707 nos Estados Unidos e os converteu em QC (Quick-Change). Foram os primeiros 707QC no mundo.
Estas aeronaves eram as de prefixo PT-TCJ, adquirida em 4 de dezembro de 1984, que operou até 12 de agosto de 1987; o PT-TCK adquirida em 3 de fevereiro de 1985 e operada até 23 de setembro de 1987; o PT-TCL adquirida em 13 de fevereiro de 1985 e operada até 23 de setembro de 1987;o PT-TCM adquirida em 5 de fevereiro de 1985, sendo transferida para a Aerobrasil em 1 de Janeiro de 1991 e operada até Junho de 1996.
A Aerobrasil deixou de operar em fevereiro de 1997. A companhia, que era o braço de carga da Transbrasil, operou em cores próprias 2 Boeing 707, além de utilizar os porões das aeronaves da Transbrasil e alugar aeronaves de outras companhias cargueiras, como a Evergreen, com seu Boeing 747.
As outras aeronaves Boeing 707 operadas foram:
PT-TCN, recebida em 8 de março de 1985 e operada até junho de 1996;
PT-TCO adquirida em 27 de maio de 1985 operada até 11 de abril de 1987;
PT-TCP adquirida em 4 de fevereiro de 1986 transferida para a Aerobrasil em janeiro de 1991 e operada até novembro de 1994, quando se perdeu em acidente em Manaus;
PT-TCQ adquirida em 4 de fevereiro de 1986 e operada até 27 de julho de 1987;
PT-TCR adquirida em 25 de abril de 1986 e operada até 27 de julho de 1987;
PT-TCS adquirida em 25 de janeiro de 1987 e operada até 21 de março de 1989, quando se perdeu em acidente na aproximação para pouso no aeroporto internacional de São Paulo.
Em 1996 as linhas da Aerobrasil ligavam Guarulhos – Brasília – Manaus, Guarulhos – Manaus e Guarulhos – Manaus – Miami – New York, esta última com o Boeing 747 da Evergreen. Assim com as outras empresas do grupo, a Aerobrasil também nos deixa muitas saudades.