Foto: Alexandre Barros

A Aeromexico iniciou seus voos em 14 de setembro de 1934 com o nome de Aeronaves de México, na rota México – Acapulco , tendo a Pan American Airways sua sócia com 40% das ações. A empresa voava aeronaves Douglas DC-3 e DC-4.

Em 1955 sua frota era de 12 Douglas DC-3, 2 Douglas DC-4 e 1 C-47 Cargueiro. O Douglas DC-6B e o Lockheed Constellations também foram utilizados pela empresa e em 1958 a companhia comprou a aeronave Bristol Britannia 310 para realizar os voos de Acapulco para Los Angeles, nos Estados Unidos. Em 1959 as ações da empresa em poder da Panam foram compradas por acionistas mexicanos.

Os Douglas DC-6B foram gradativamente substituídos pelos Douglas DC-8. O nome Aeromexico apareceu em 1972 numa aeronave Douglas DC-10 que realizava os voos para a Europa. Os Douglas DC-8 e DC-9 estavam sendo utilizados em voos para os Estados Unidos e rotas domésticas.

Em 15 de abril de 1988 a empresa chegou a suspender suas atividades por problemas financeiros, retornando apenas em 1º de outubro como Aerovias de México, conservando o nome Aeromexico, com investidores privados.

Em 1990 foram incorporados os jatos McDonnell Douglas MD-88 e as rotas europeias retomadas com os Douglas DC-10, porém, com novos problemas de finanças, a Europa deixou de ser servida em 1995 e os DC-10 foram vendidos.

Em 28 de junho de 1996 o Grupo Cintra adquiriu o controle da Aeromexico e pouco tempo depois a empresa começou a voar para o Brasil com aeronaves Boeing 767-200ER. Em 1997 a rota México – Lima – São Paulo era operada duas vezes por semana com Boeing 757-200.

Em 2000 a Aeromexico, Air France, Delta Airlines e Korean Air fundaram a SkyTeam, hoje uma das maiores alianças globais. A rota Cidade do México – São Paulo passou a contar com três frequências semanais com o Boeing 767-200ER. Em 2002 encomendou aeronaves Boeing 737-700 para substituir sua frota de velhos jatos Douglas DC-9. Em julho de 2004 começou a operar voos diários entre a Cidade do México e São Paulo alternando entre o Boeing 767-200ER e 300ER.

Em junho de 2006 a Aeromexico anunciou a encomenda de três Boeing 787-8 Dreamliner, tornando-se a primeira da América Latina a incorporar em sua frota esta aeronave. Além dele encomendou seis aviões 737NG e dois Boeing 777-200ER.

Em outubro de 2006 a Aeromexico foi vendida para a divisão Banamex, do Citigroup. A empresa colocou em seus planos a inauguração de dois voos semanas para o Rio de Janeiro.

Em 2012 passou a oferecer aos finais de semana, voos para Cancún, via Lima, de São Paulo, com Boeing 737-800NG. Em 2013 completou 80 anos e recebeu seu primeiro Boeing 787-800, com o qual passou a realizar os voos para Londres, Madrid, New York, Paris e Tóquio.

Em 2016 passou a voar para Amsterdã e Santo Domingo com o 787-800. Em 2018 substituiu o Boeing 777 pelo 787-9 na rota de São Paulo. Recebeu também seu primeiro Boeing 737 MAX-8 no início de março de 2018.

Em 2019 a Aeromexico continuou com ótimos números no Brasil mantendo a estabilidade de 2018. Mal sabíamos que 2020 seríamos acometidos por uma pandemia mundial, fazendo com que números operacionais e financeiros desabassem no transporte aéreo mundial e não foi diferente na Aeromexico. Houve uma queda de quase 50% no volume de passageiros transportados de e para o Brasil e de quase 20% na carga aérea. A carga aérea por sinal, foi o item que mais foi transportado mundo afora no ano passado. No quadro de rotas operadas nos últimos 5 anos no Brasil você notará operações da Aeromexico em cidades como Belo Horizonte (Confins), Cabo Frio e Fortaleza, levando e ou trazendo carga e vacinas ao nosso país.

Os números parciais de 2021 vão trazer ligeira melhora, com os mercados se abrindo gradativamente, com o avanço da vacinação no Brasil e no exterior. Os números de carga da Aeromexico de e para o Brasil, até agosto, já é quase 15% melhor que 2020.

A companhia aérea retomará suas operações entre a Cidade do México e Londres a partir de 1º de abril de 2022 com cinco voos semanais, que serão operados por aeronaves Boeing 787 Dreamliner. Dessa forma, a Aeroméxico conectará a Europa com seis rotas diretas da Cidade do México a Londres, Madri, Amsterdã e Paris.

Abaixo o número de passageiros e carga transportada de e para o Brasil nos últimos 5 anos.

Rotas operadas nos últimos 5 anos com passageiros de e para o Brasil

O quadro abaixo representa o percentual do total de passageiros transportados de e para o Brasil pela Aeromexico, considerando também rotas não regulares e ou voos charters, como os ocorridos em 2020, na pandemia, trazendo passageiros de Cartagena e do Panamá para o Brasil

Rotas operadas nos últimos 5 anos com carga de e para o Brasil

O próximo quadro representa o percentual do total de carga transportada de e para o Brasil pela Aeromexico, considerando também rotas não regulares e ou voos charters, como os ocorridos em 2020, na pandemia, trazendo e levando carga do México para Belo Horizonte (Confins), Cabo Frio e Fortaleza, destinos não regulares no Brasil.

Voos em Operação de e para o Brasil

A Aeromexico vem mantendo os voos de São Paulo para a Cidade do México quatro vezes por semana com Boeing 787-9. A partir de 1 de novembro a companhia volta a operar diariamente o voo 15 para essa cidade. A partir de 16 de dezembro ela adiciona duas frequências extras na rota, voo 17, com a mesma aeronave, operando até 26 de março de 2022. Também entre 15 de dezembro de 2021 e 25 de março de 2022 a Aeromexico operará de São Paulo para Cancun, com o Boeing 787-9, na alta temporada.

Participação de Mercado

Desde 2019 a Aeromexico é a líder de mercado nos dois trechos. Já cresceu 9,18% o volume de passageiros transportados comparado com o ano inteiro de 2020, no trecho Brasil – México. No entanto, do México para o Brasil o número ainda está 37% menor que 2020. Ao todo foram transportados 85.527 passageiros em ambos os sentidos, o que representa 4,03% do market-share internacional de passageiros no Brasil.

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