Em assembleia realizada na tarde de ontem, 13 de agosto, na sede e subsede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, os trabalhadores da GOL/VRG elaboraram e aprovaram uma pauta de reivindicações.

Na pauta, constam itens como reajuste salarial para todos, na ordem de percentual dada aos comandantes na ocasião da concessão de aumento espontâneo nas horas de voo por parte da empresa, assegurando-se a proporcionalidade dos vencimentos das funções; garantia da taxa horária de 54 horas; custeio total da assistência médica e dental e de um plano de previdência pela empresa; elaboração e homologação do quadro de acesso dos aeronautas; cumprimento da regulamentação profissional e da convenção coletiva; fim do desvio de função dos comissários para venda de produtos a bordo, divulgação de anúncios ou limpeza; pagamento de horas de trabalho dedicadas ao e-learning.

A pauta será entregue à empresa Gol/VRG por uma comissão do SNA – votada e aprovada pelos presentes na assembleia – formada pelo presidente, Gelson Fochesato, e os diretores Sérgio Dias e Leonardo Souza.

Os aeronautas esperam que a empresa se manifeste a respeito e ficam no aguardo da próxima audiência com o Ministério Público do Trabalho, no dia 20 de agosto, data em que sindicatos e empresa apresentarão as documentações solicitadas para comprovação das irregularidades.

Ainda na assembleia de ontem foi decretado estado de greve até que as negociações sejam finalizadas. É uma forma de alertar a empresa sobre o descontentamento dos aeronautas.