Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Imperatriz, no Maranhão. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.
Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil
Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Imperatriz, voos domésticos de passageiros
Um pouco da história
Os dados antes do ano 2000 estão sendo levantados pela equipe de dados do Aviação Brasil.
No final da década de 1930, a cidade de Imperatriz era atendida pelo transporte aéreo regular através de hidroaviões (Junkers) operados pelo Sindicato Condor, que utilizou o rio Tocantins de 1939 a 1945. Ao fim da 2ª Guerra Mundial, entrou em operação um aeroporto localizado numa área que hoje recebe diversos órgãos públicos, dentre eles o Hospital Regional, a Universidade Federal, o Fórum de Justiça e os Colégios Graça Aranha e Dorgival Pinheiro de Sousa.
Anos mais tarde, em março de 1955, começou a operar naquele antigo aeroporto a companhia Cruzeiro, utilizando aeronaves modelo DC-3. Até dezembro de 1967, o aeroporto foi servido regularmente pela Real – Aerovias Brasil. Em janeiro de 1968, a Varig começou a operar no local, também com a aeronave DC-3, com frequência de dois voos semanais.
No final da década de 60, estudos indicaram a necessidade de construção de um novo aeroporto, com capacidade de atendimento a aeronaves modernas e com melhores condições de infraestrutura. Foi escolhida uma área situada a 5 km do centro da cidade.
As obras do novo terminal foram executadas por administração direta da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) e concluídas em 25 de maio de 1973. Em 3 de outubro de 1980, o terminal passou a ser administrado pela Infraero.
O Aeroporto de Imperatriz, Prefeito Renato Moreira, completou 44 anos de operações ontem, 25 de maio de 2017. Localizado a cinco quilômetros do centro, o aeroporto liga a cidade a cinco destinos nacionais – Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Luís (MA) Belém (PA) e Belo Horizonte (MG) – por meio de cinco voos diários das companhias aéreas Azul e Latam.
O superintendente do aeroporto, Enos Domingues, destaca que o terminal tem papel fundamental para a região por ser o único nas proximidades a receber aeronaves de porte médio com aviação regular. “Os passageiros, em quantidade cada vez maior, chegam à cidade em busca do turismo de negócios, ecológico, em especial para conhecer a região das cachoeiras que conta com o Parque Nacional da Chapada das Mesas, e muitos estudantes, devido ao número crescente de universidades locais”, afirma.
Com capacidade de receber até 1,2 milhão de passageiros ao ano, em 2016, o terminal maranhense registrou 284.231 embarques e desembarques, e 6.292 pousos e decolagens.
O nome do aeroporto – Prefeito Renato Moreira – foi dado em 2003 em homenagem ao ex-prefeito do município.
Desde março deste ano, o Aeroporto de Imperatriz conta com horário de operações diferenciado, funcionando, de segunda a sábado, da 1h às 19h; e aos domingos, de 6h às 22h. O objetivo da mudança foi atender a demanda das empresas aéreas que operam no terminal, de modo que a população continue contando com outras opções de voo.
O Aeroporto de Imperatriz recebeu, em 2012, uma reforma e ampliação de seu terminal de passageiros, que aumentou as salas de embarque e desembarque, área de manuseio de bagagens com novas esteiras, terraço panorâmico e Centro de Operações Aeroportuárias. As melhorias ampliaram a capacidade do aeroporto, proporcionando conforto, agilidade e satisfação aos passageiros e usuários.
O saguão do terminal de passageiros do aeroporto também foi ampliado de 456 para 972 m². Com as intervenções, os sanitários e a banca de revista, anteriormente localizados na área de desembarque, foram transferidos para outro local no saguão. A reforma também contemplou a modernização das instalações elétricas e eletrônicas, a substituição da cobertura e do forro do terminal, a implantação da nova sinalização, além da pintura das paredes.
A CCR Aeroportos anunciou uma série de obras no Aeroporto de Imperatriz (IMP) e que já começaram. Como administradora do aeroporto desde maio de 2022, a empresa está empenhada em aprimorar as instalações, criar uma melhor infraestrutura para o desenvolvimento econômico do Sudoeste do Maranhão e oferecer um ambiente aeroportuário mais moderno, seguro e acolhedor aos passageiros.
O investimento total para essas obras está estimado em R$ 48 milhões. Além disso, esse projeto contribuirá significativamente para a economia local, gerando cerca de 110 empregos diretos durante a fase de construção. O anúncio foi feito pelo CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, em solenidade que contou com a presença do Governador do Maranhão, Carlos Brandão, da Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, e do Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC, Renan Brandão.
As intervenções estruturais previstas para a obra incluem adequação das RESAs (áreas de escape) à legislação vigente, adequação de sinalização do pátio, adequação de Taxiway de acesso aos Hangares, adequações de terraplanagem, reforma da SCI (Seção de Combate a Incêndios), reforma e iluminação do PPA 01, reforma e ampliação do terminal de passageiros (incluindo a área de embarque doméstico), perfuração de poço artesiano e adequação da rede de drenagem na faixa preparada.
A expectativa é concluir as obras até o final de 2024. Durante todo o período de obras, a CCR Aeroportos se empenhará para minimizar os transtornos aos passageiros e manterá uma comunicação transparente sobre o andamento dos trabalhos.
“Em 2023, o Aeroporto de Imperatriz foi escolhido como o Melhor Aeroporto Regional do Brasil em uma premiação organizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Com o investimento na modernização de sua estrutura, estamos apostando na potência deste terminal que é tão importante para a economia da região onde está inserido”, declara Fábio Russo, CEO da CCR Aeroportos.
Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)
Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)A Infraero administra este aeroporto desde 3 de novembro de 1980. Exatamente um ano depois desta data, foi inaugurado oficialmente.
A estrutura do terminal de passageiros, inicialmente construído pela COMARA, foi modificada e ampliada em 1998, recebendo benfeitorias como a construção de novas áreas de embarque/desembarque, além da ampliação do saguão e climatização de todo o terminal.
Sítio Aeroportuário
Área: 3.000.000 m²
Pátio das Aeronaves
Área: 18.725,32 m²
Pista
Dimensões(m): 1.798 x 45
Terminal de Passageiros
Capacidade/Ano:
Área(m²): 1.082
Estacionamento
Capacidade: 59 vagas
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições: 12 posições
Aeroporto de Imperatriz s/nº
Imperatriz – MA
CEP:65915-000
PABX:(99) 3524-4666
FAX:(99) 3524-4677
Distância do Centro: 4 km
Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)
Voos em Operação
Post Views: 2.382