Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Ji-Paraná, em Rondônia. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2021, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2017 e 2021, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.
Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil
Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Ji-Paraná, voos domésticos de passageiros
Um pouco da história
O Aeroporto de Ji-Paraná foi inaugurado em 1978. Seu melhor ano em desempenho foi em 2011 quando embarcaram e desembarcaram no aeroporto 121.715 passageiros pela Trip e pela Passaredo, atual VoePass.
Por lá já passaram empresas como Avianca Brasil, Azul, Passaredo, Rico, Tam Linhas Aéreas, TAM – Transportes Aéreos Meridionais, Total e Trip.
Desde 2014, quando absorveu as operações da Trip, somente a Azul Linhas Aéreas operava no aeroporto. A própria Passaredo se retirou do aeroporto em 2013, não querendo fazer frente a Azul no aeródromo. Agora em 2021 a MAP iniciou operações para Eirunepé e Manaus.
A Infraero firmou contrato com o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), para a execução de serviços especializados de medição de atrito e de macro textura nas pistas de pousos e decolagens do aeroporto de Ji-Paraná. O contrato prevê também a remoção de borracha na pista de pousos e decolagens.
Os serviços de medição de atrito e de macro textura são necessários para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento de forma a garantir ainda mais segurança às operações aeroportuárias. Já a ação de remoção de borracha – deixada pelas aeronaves no momento do pouso – é uma atividade de manutenção periódica a fim de garantir a melhor qualidade de operação da pista.
A Infraero assinou em março de 2022 um contrato com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER-RO) para elaboração de estudos e projetos para construção de um terminal de passageiros (TPS) no Aeroporto de Ji-Paraná – José Coleto, em Rondônia.
Os projetos a serem elaborados incluem terminal de passageiros, central de utilidades e depósito de resíduos sólidos; ajustes do sistema viário de acesso ao TPS; estacionamento de veículos, entre outros itens, e deverá seguir a metodologia BIM (Building Information Modelling) de gestão de projetos.
O contrato com o DER-RO prevê a entrega de três produtos: Estudos de Campo, Projeto de Infraestrutura e Projeto das Edificações. O prazo para execução e conclusão dos projetos é de 210 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.
Voos em Operação
Sem operação comercial no momento