O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC), completou 51 anos de operações no dia 23 de julho. Para comemorar a data, a Infraero disponibilizou, em frente ao aeroporto, a placa de inauguração do primeiro terminal de passageiros da cidade, que na época chamava-se Terminal de Passageiros do Cubatão. No fim da década de 1990, a estrutura foi demolida para dar lugar ao novo aeroporto.
“A placa de inauguração, incrustada em uma pedra, ficou esquecida com as obras do novo terminal de passageiros, e, quando encontrada, foi armazenada em uma área interna do aeroporto”, disse o superintendente Rones Rubens Heidemann. “A instalação dessa placa na área externa do terminal valoriza a história da cidade e da aviação no estado de Santa Catarina”.
O aeroporto possui um Sistema de Aproximação por Instrumentos – Categoria 1. Também conhecido por ILS, do inglês, Instrument Landing System, o sistema reduz o número de cancelamentos de voos devido ao mau tempo e, com isso, favorece diversos setores da cidade, em especial o turístico e empresarial.
Com capacidade para receber até 1,3 milhão de passageiros ao ano, em 2020 foram contabilizados, no terminal catarinense, 3.716 operações entre pousos e decolagens.
O terminal de passageiros catarinense conta com 4 mil m² e capacidade para atender até 800 mil usuários por ano. São 15 posições de check-in e sistema automatizado para informação dos voos, além de um terraço panorâmico e o sistema Elo, equipamento que garante o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e traz mais conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade.
Em 23 de fevereiro de 2021 o aeroporto recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Certificado Operacional de Aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da Anac. As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.
O Aeroporto de Joinville conta com wi-fi grátis para os passageiros, sistema automatizado para informação dos voos, além de um terraço panorâmico e o sistema ELO – equipamento que prioriza o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e traz mais conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade.
A CCR Aeroportos informou que as obras de melhoria no Aeroporto de Joinville começaram neste mês de setembro. Como administradora do aeroporto desde março de 2022, a empresa está empenhada em aprimorar as instalações, criar uma melhor infraestrutura para o desenvolvimento econômico da região Norte de Santa Catarina e oferecer uma melhor experiência de viagem aos passageiros.
As intervenções estruturais previstas são as seguintes:
– Adequação de RESAs (áreas de escape) à legislação vigente;
– Descomissionamento da taxiway paralela;
– Reforma e ampliação do terminal de passageiros com relocação dos Mamuth’s (sistema ELO);
– Novo pátio de aeronaves para 4 posições C;
– Nova taxiway.
O objetivo da obra é aumentar a segurança operacional, otimizar a capacidade de atendimento de aeronaves e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.
O investimento total para essas obras está estimado em R$ 85 milhões. Além disso, esse projeto contribuirá significativamente para a economia local, gerando cerca de 180 empregos diretos durante a fase de construção.
A expectativa é concluir esta série de melhorias no aeroporto até o final de 2024. Durante todo o período de obras, a CCR Aeroportos se empenhará para minimizar os transtornos aos passageiros e manterá uma comunicação transparente sobre o andamento dos trabalhos.