Início Aeroportos Aeroporto de Passo Fundo

Aeroporto de Passo Fundo

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2021, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2017 e 2021, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam voos domésticos de passageiros

Voos em Operação

Atualmente a Azul opera voos de Passo Fundo para Campinas com ATR 72-600, porém, em 17 de junho próximo, a Gol dará início a ligação com São Paulo (Guarulhos), com o Boeing 737-700NG. A partir de 1º de julho a Azul substituirá o ATR pelo Embraer 195 na rota.

Um pouco da história

Os registros do Portal Aviação Brasil data o início das operações comerciais em 10 de abril de 1942, com um voo da Varig entre Porto Alegre – Cruz Alta – Passo Fundo com um Junkers F-13.

Em 29 de dezembro de 1947 a Savag – Viação Aérea Gaúcha iniciou voo de Rio Grande para Passo Fundo com um Lockheed L-18 Lodestar.

Posteriormente, em 21 de junho de 1951, a Varig iniciou operações de um voo com escalas para o Rio de Janeiro, Santos Dumont. Depois, em 31 de agosto de 1956, a Varig criou um voo de Porto Alegre para União da Vitória, fazendo escala em Passo Fundo.

Em janeiro de 1977 a Rio Sul, recém criada para atender voos regionais no Brasil, inaugurou dois voos no aeroporto, o 660, que fazia a rota Porto Alegre – Passo Fundo – Chapecó – Joaçaba – Curitiba, e o 662, que fazia a rota Porto Alegre – Passo Fundo – Chapecó – Concórdia – Curitiba, ambos com Embraer 110 Bandeirante.

Em agosto de 1977 os voos foram cancelados e deram lugar ao voo 640 que fazia apenas Porto Alegre – Passo Fundo, com um Piper Navajo.

O Portal Aviação Brasil está reconstruindo a história da aviação brasileira e aos poucos traremos muito mais informações históricas a todos e sobre várias localidades.

No início de abril de 2022 a Infraero foi contratada pelo Governo do Rio Grande do Sul para gestão e operação do Aeroporto de Passo Fundo. O contrato firmado por meio da Secretaria de Logística e Transportes, tem prazo de 24 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado.

A Infraero fará a gestão administrativa e operacional de aviação comercial (operação regular) do aeroporto e visa o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao seu funcionamento. A empresa também ficará responsável pelo atendimento dos requisitos normativos e regulamentos, nacionais e internacionais, relativos à aviação civil, à infraestrutura e à segurança operacional e aeroportuária, de acordo com o escopo do contrato.

O superintendente de Negócios da Infraero, Rodrigo Medeiros, destaca que a Empresa vai garantir a gestão necessária para que o terminal gaúcho seja um importante elo de mobilidade na região, beneficiando não apenas Passo Fundo, mas toda a região e o Estado do Rio Grande do Sul. “Oferecemos a aeroportos públicos e privados uma completa linha de produtos e serviços, resultado da competência, da inteligência e da tecnologia desenvolvidas ao longo de quase meio século de experiência em aeroportos”, acrescenta o superintendente.

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile