O Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) anuncia a chegada dos quiosques de autoatendimento que vão acelerar o tempo de check-in em 25% – reduzindo essa etapa da viagem para um período de 30 segundos, o que beneficia cerca de 11 milhões de passageiros que circulam pelo local. A tecnologia oferecida pelos 12 novos quiosques de autoserviço para uso comum (Common Use Self Service, sigla CUSS) é fornecida pela SITA, empresa de comunicação e soluções de TI para transporte aéreo.O projeto faz parte da preparação para o aumento de 75% no tráfego de passageiros esperado durante a Copa do Mundo de 2014.

O acordo de cinco anos entre a SITA e o GIG CUTE CLUB, organização de 16 companhias aéreas que operam no Galeão, também inclui a AirportConnect SITA Open, uma plataforma de uso comum que gere mais de 130 estações em todo o aeroporto.

Lelia Dias, gerente da British Airways Station e presidente do GIG CUTE CLUB, diz: “Os  quiosques da SITA são uma aquisição bem-vinda ao aeroporto para os passageiros que amam a conveniência da rapidez do autoatendimento no check-in. E as companhias aéreas que compõem o CUTE CLUB estão felizes também. Os quiosques novos nos ajudarão a aumentar a satisfação do nosso cliente e reduzir custos de movimentação de passageiros, bem como o congestionamento no check-in, proporcionando uma melhor experiência do cliente com a marca, gerenciada por nós através da SITA”.

A tecnologia permite que os passageiros façam check-in para vôos de qualquer companhia aérea a partir de qualquer quiosque, incluindo: American Airlines, British Airways, Delta, Iberia, LAN e United Airlines. LAN foi a primeira a implantar os quiosques e já possui muitos passageiros que preferem essa opção.

Norbert Steiger, vice-presidente da SITA para América Latina e Caribe, diz: “As companhias aéreas estão se preparando para o aumento do tráfego de passageiros esperado, no Rio, para a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Os quiosques são também uma resposta aos desejos dos passageiros, com a oferta de mais opções de autoserviço.

Pesquisa realizada, em 2009, pela SITA sobre o autoatendimento confirmou este apetite. Os resultados relataram que 75% dos passageiros são favoráveis à utilização de quiosques para check-in no futuro. Assim, as companhias aéreas podem esperar o uso elevado dos quiosques da SITA, no Galeão”.

A questão ambiental também está presente no projeto. Os quiosques da SITA possuem a menor porção de carbono na indústria. Eles pesam apenas 70 kg cada e duas unidades cabem no espaço necessário para um quiosque convencional.

Os quiosques também são equipados com scanners para passaporte e documento, permitindo uma rápida coleta de informações sobre passageiros e dados de autorização de serviço de validação de visto. Os quiosques já estão em uso em mais de 14 aeroportos em todo o mundo.

* Em Guarulhos, o projeto começou com seis instalações, outros 14 quiosques adicionais estão em implementação e já é planejada uma nova expansão. Algumas companhias aéreas já ultrapassaram o objetivo de 30% de uso.