Atualizamos os números operacionais do Aeroporto do Rio de Janeiro – Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.
Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil
Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam voos domésticos de passageiros
Inaugurado em 30 de novembro de 1936 com uma pista de 700 metros! O terminal de passageiros teve início de sua construção dois anos após mas foi entregue somente após o término da segunda guerra mundial, em 1945. Sua pista foi ampliada para 1.050m em 1938 e para 1.350m em 1947. A partir desse momento os voos intercontinentais foram transferidos para o Galeão, onde as aeronaves Boeing 377, Douglas DC-6 e Constellation poderiam decolar com maior peso de decolagem e autonomia.
Em 1959 foi inaugurada a Ponte Aérea, através de um acordo entre os operadores Cruzeiro do Sul, Varig e Vasp, que operavam na época a rota com o Convair 340, Convair 240 e Scandia, respectivamente.
Em março de 1975 os Lockheed Electra II, da Varig, se tornaram o equipamento exclusivo da operação, e os assentos eram proporcionalmente divididos entre os operadores (Cruzeiro, Varig, Transbrasil e Vasp).
Em 1989 a TAM – Transportes Aéreos Regionais, passou a operar na rota com o Fokker F-27 MK500/600 e permitiu também realizar reserva de assentos, algo indisponível nos voos dos Electra.
Em novembro de 1991 os Electra II deram espaço a modernidade e os Boeing 737-300 assumiram a operação da rota, com a Varig e Vasp inicialmente, e pouco tempo tempo a Transbrasil, entrando com aeronaves próprias.
Em 1992 a TAM substituiu o Fokker F-27 pelo Fokker 100 na Ponte Aérea, fazendo frente as concorrentes.
Em 13 de fevereiro de 1998 o Aeroporto foi consumido por um incêndio e suas operações só foram retomadas em 15 de agosto daquele ano. Os voos foram transferidos para o Galeão e boa parte dos arquivos do então DAC – Departamento de Aviação Civil, foram perdidos na ocasião.
A Portaria nº 187 de 8 de março de 2005 do Departamento de Aviação Civil, entrou em vigor 5 dias depois e restringiu o Santos Dumont aos voos da Ponte Aérea e voos regionais com aeronaves até 50 lugares.
Em 26 de maio de 2007 foi inaugurado o novo terminal de passageiros, moderno e com 8 pontes de embarque.
Em 3 de março de 2009 a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, revogou a Portaria 187 de 8/3/2005 e liberou novamente o aeroporto para operação de aeronaves maiores em rotas interestaduais, além da Ponte Aérea.