Um pouco da história
Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.
Abaixo os principais destaques da era VINCI Airports em Salvador
Assim que assumiu, a Vinci Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que incluiu a construção de uma nova área de 22.000 m² e a remodelação do terminal existente, foi concluída em outubro de 2019.
Em 26 de agosto de 2019 o aeroporto unificou os embarques doméstico e internacional. A novidade melhora a operação no aeródromo e vai beneficiar os passageiros, que terão acesso a uma área mais moderna e integrada.
A unificação acontece simultaneamente com a entrega da 1ª ponte internacional do novo píer, a ponte 13, que, que passa a abrigar todas as chegadas e partidas dos voos internacionais na capital baiana. Em outubro de 2019, com a entrega total do novo píer, o Salvador Bahia Airport passou de 11 para 17 pontes de embarque.
Com a unificação, o embarque internacional passou do primeiro para o segundo pavimento, no mesmo local onde, desde abril, é realizado o embarque doméstico. Após passarem pelos canais de inspeção, todos os passageiros podem circular pelo mesmo ambiente e usufruir das facilidades comerciais e serviços. Somente quando forem embarcar, os passageiros internacionais serão direcionados ao novo píer, passando pelo conector totalmente climatizado, que conta com esteiras rolantes que auxiliam no deslocamento. Ao acessarem o novo píer, uma segunda inspeção é feita, atendendo aos requisitos de segurança internacional, seguida pelos trâmites de liberação da Polícia Federal e acesso à ponte de embarque.
O novo píer representa uma ampliação do Aeroporto de mais de 13 mil m² e abriga seis pontes de embarque modernas e capazes de atender aeronaves grandes, destinadas a voos internacionais. Esta área terá inovações sustentáveis, como abastecimento por usina de energia solar e sistema de água de reuso. Junto com as outras melhorias, o novo píer aumentou a capacidade de movimentação de passageiros no aeroporto de 10 milhões para 15 milhões ao ano.
Quem acessaa o aeroporto da capital Baiana vê uma paisagem diferente. Sua fachada, que já estava bastante desgastada, está passando por uma renovação completa. A intervenção é uma iniciativa própria da Concessionária que administra a infraestrutura, Salvador Bahia Airport, ou seja, não é uma obrigação que consta no contrato assinado com a ANAC.
Um painel com isolamento termoacústico substituirá as antigas pastilhas. Além de ser composto por material mais resistente às intempéries, ele irá melhorar a sensação térmica dentro do terminal de passageiros, diminuindo o consumo de energia elétrica com refrigeração e deixando o aeroporto ainda mais sustentável. Outra vantagem é reduzir possíveis impactos sonoros.
Para execução das melhorias, foi necessário retirar a cobertura de pastilhas e o letreiro com o nome oficial do Aeroporto. A nova fachada estará alinhada aos padrões de identidade visual adotados após a Concessão, anunciando que o terminal de passageiros e o aeródromo contam com a expertise e o know-how da maior operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports.
A primeira etapa de obras do aeroporto encerrou-se em 31 de outubro de 2019. Ela contemplou 90% das intervenções previstas no Contrato de Concessão com a ANAC. As obrigações previstas no Contrato são principalmente de ordem estrutural, como ampliação do Terminal de Passageiros, reforma das duas pistas, ampliação do pátio de aeronaves e acréscimo de seis novas pontes de embarque (fingers).
Durante a primeira etapa, também foram executadas obras que não constam no Contrato de Concessão, de iniciativa própria da Salvador Bahia Airport. Algumas delas são: construção de 15 novos conjuntos de banheiros, instalação de sistema de detecção e combate a incêndio, ampliação da área de embarque e obras de sustentabilidade, como construção de uma nova Central de Resíduos e de uma Estação de Tratamento de Efluentes com 99% de eficiência e instalação de uma usina solar.
A segunda etapa das intervenções teve início dia 01 de novembro de 2019 e contemplou: aumento do número dos balcões de check-in, instalação de duas novas pontes de embarque e instalação de seis equipamentos de raio-x.
Uma das obras realizadas pela nova concessionária foi nas cabeceiras das pistas (10/28), a principal, que foram deslocadas, e o reposicionamento trouxe mais segurança para os voos que chegam e partem da capital baiana. Esse deslocamento foi feito para incluir as RESAS, Áreas de segurança de fim de pista, utilizadas para reduzir o risco de danos a aeronaves que realizem o toque antes de alcançar a cabeceira ou que ultrapassem acidentalmente o fim da pista de pouso e decolagem.
Outra modernização foi no píer! A nova infraestrutura representará uma ampliação do aeroporto de mais de 13 mil m2 e abriga seis pontes de embarque modernas, capazes de atender aeronaves de categoria E – maiores que as utilizadas normalmente para voos domésticos. A nova área apresenta inovações sustentáveis, como abastecimento por usina de energia solar e sistema de água de reuso.
A área faz parte da fase 1B das obras de modernização e ampliação do Aeroporto de Salvador prevista no Contrato de Concessão e com entrega em novembro. Junto com as outras melhorias, o novo píer aumentará a capacidade de movimentação de passageiros no Aeroporto de 10 milhões para 15 milhões ao ano.
A Vinci Airports entregou em 11 de dezembro de 2019 a primeira fase de obras de melhoria e ampliação do aeroporto.
Com o objetivo de melhorar o desempenho operacional do aeroporto, a primeira fase de obras incluiu também a requalificação das pistas e ampliação do pátio de aeronaves. Para melhorar de maneira significativa a experiência dos passageiros, foram implementados um novo sistema de transporte de bagagens, uma área ampliada para as lojas, além de novos serviços, como Wi-Fi de alta velocidade totalmente gratuito.
O meio ambiente teve um enfoque importante nas obras. A VINCI Airports projetou e implementou iniciativas concretas, muitas das quais não estavam previstas no contrato de concessão. As iniciativas ambientais incluíram a construção de uma Estação de Tratamento das Efluentes, que permitiu o reuso de 100% da água no próprio aeroporto; uma Central de Resíduos e uma planta de energia solar.
Desde o início da concessão, a conectividade do Salvador Bahia Airport vem sendo continuamente expandida, com a abertura de oito novas rotas, incluindo voos diretos para Miami, Panamá, Ilha do Sal e Santiago do Chile. Na outra fase das obras, finalizada em outubro de 2021, o aeroporto recebeu melhorias, como retrofit da praça de alimentação e instalação de mais balcões de check-in e pontes de embarque.
O aeroporto também está instalando uma usina solar na cabeceira da pista do Aeroporto. A iniciativa é pioneira e o Salvador Bahia Airport se torna o primeiro do país a contar com uma usina solar abastecendo o Terminal.
Após entrar em pleno funcionamento, a usina solar vai suprir mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros – isso equivale ao necessário para abastecer 3.800 casas populares. A usina vai diminuir ainda em 30% a pegada de carbono do Aeroporto, o que equivale a 690 toneladas ao ano.
Como deu para perceber, o Aeroporto de Salvador está em constante obras, mas tudo para adequar aos padrões internacionais de conforto e fazer do Bahia Airport, um dos mais belos do país!
O Salvador Bahia Airport foi reconhecido pelo prêmio “Aviação + Brasil 2022”, como o maior na satisfação entre os usuários, na categoria de terminais que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros, junto com o Aeroporto de Belo Horizonte.
A iniciativa do Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil e da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), reconheceu os melhores aeroportos e empresas aéreas brasileiras de acordo com os passageiros. Entre os critérios, foram analisados a pontualidade, a acessibilidade e a satisfação dos usuários.
O aeroporto terá 41 destinos durante a alta temporada de verão na Bahia, representando um recorde desde o início da Concessão. Entre o final de 2022 e início de 2023, o Salvador Bahia Airport contou com 37 destinos domésticos e quatro internacionais, sendo quatro destinos a mais do que no último mês de janeiro. Os voos adicionais para a época mais quente do ano entram na malha em dezembro e janeiro.
O Salvador Bahia Airport alcançou uma significativa posição ao ser reconhecido como o aeroporto mais pontual do mundo durante o mês de julho de 2023, de acordo com a avaliação da CIRIUM – empresa líder em dados para a aviação. O aeroporto da capital baiana conquistou a primeira posição na categoria que abrange a movimentação de 5 a 15 milhões de passageiros por ano.
Em um total de 4.979 operações no mês de julho, o aeroporto alcançou um índice de 90,17% de partidas pontuais. Além disso, obteve um índice de 92,75% de voos rastreados, o que indica um rigoroso monitoramento de voos, e com a cobertura de rotas que abrangeu um total de 32 destinos.