A montagem final do primeiro A350 XWB está em andamento na novíssima linha de montagem final em Toulouse. Este último passo no avanço do A350 XWB está sendo atingido à medida que a Airbus começa a juntar a longa fuselagem central de 19,7 metros com a fuselagem frontal de 21 metros de comprimento.

Esta primeira estrutura do A350 XWB será utilizada para os ensaios estruturais estáticos a que todas as aeronaves novas são submetidas como parte de seu processo de certificação. A montagem da primeira aeronave A350 XWB que voará, o MSN1, começará durante o verão.

A fuselagem central foi enviada a Toulouse na quarta-feira, dia 4 de abril de 2012, por uma aeronave Beluga da Airbus, a partir de St Nazaire, na França. A fuselagem dianteira foi previamente entregue vinda de St Nazaire para a linha de montagem final do A350 XWB em 23 de dezembro de 2011. A entrega e a instalação da parte posterior da fuselagem vinda de Hamburgo, na Alemanha, acontecerão nas próximas semanas, seguidas pelas asas entregues a partir das instalações da Airbus onde é realizada a montagem das asas em Broughton, no Reino Unido.

A fuselagem do A350 XWB é composta por três seções principais: a parte central, dianteira e traseira. Elas serão unidas na primeira estação de montagem principal, a Estação 50. O trem de pouso dianteiro também será montado aqui. Uma vez que esta fase estiver concluída, a fuselagem será transferida para a Estação 40, onde as seções das asas e da cauda são unidas. Em paralelo a isso, a instalação da cabine será realizada simultaneamente com a montagem da asa e da fuselagem, bem como o “power on” dos sistemas da aeronave. Deste modo, os testes funcionais podem começar com mais antecedência do que em programas anteriores.

O A350 XWB é a mais nova família Airbus de aeronaves widebody de porte médio. Essas aeronaves altamente eficientes reúnem o que há de mais moderno em aerodinâmica, design e tecnologias avançadas para fornecer até 25 por cento a mais de eficiência de combustível e custos operacionais em comparação com aeronaves atuais na mesma categoria de tamanho. Mais de 70 por cento da estrutura peso-eficiente do A350XWB são feitas a partir de materiais compostos avançados combinados (53 por cento), titânio e ligas de alumínio avançadas. A inovadora fuselagem feita do inédito Plástico Reforçado de Fibra de Carbono (CFRP) resulta em menor consumo de combustível, além de facilitar a manutenção. O A350 XWB se beneficia do alto nível de especialização da Airbus em incorporar materiais compostos em suas aeronaves.

A família A350 XWB consiste em três versões de passageiros com verdadeira capacidade de longo alcance para voar até 8.500 nm / 15.580 km. Em uma configuração típica de três classes, o A350-800 oferecerá 270 assentos, enquanto o A350-900 e o A350-1000 oferecerão 314 e 350 assentos respectivamente.