Airbus lança o A321XLR Neo, a aeronave de maior alcance comercial de corredor único

Com base em feedbacks extremamente positivos do mercado, a Airbus lançou o A321XLR para complementar sua família campeã de vendas, a A321neo. O A321XLR, que representa o próximo passo na evolução desta família, chega para atender às necessidades do mercado por um alcance ainda maior e agregar mais valor às companhias aéreas, consumindo 30% menos de combustível por assento do que as aeronaves concorrentes de gerações anteriores.

A partir de 2023, a aeronave entregará um alcance Xtra Long Range sem precedentes de até 4.700nm, o que representa 15% a mais do que o A321LR, mas com a mesma eficiência de combustível imbatível.

Com um alcance maior, companhias aéreas poderão operar uma aeronave de corredor único e custos mais baixos em rotas mais longas e com tráfego menor, muitas das quais só podem ser atendidas atualmente por aeronaves widebody, que são maiores e menos eficientes.

Isso permitirá que os operadores abram novas rotas no mundo todo, como da Índia para a Europa ou da China para a Austrália, além de aumentar ainda mais o alcance desta família de aeronaves sem que haja a necessidade de fazer paradas em voos transatlânticos diretos entre a Europa continental e as Américas.

Para os passageiros, a nova cabine Airspace do A321XLR oferecerá a melhor experiência de viagem, ao mesmo tempo em que oferece assentos em todas as classes com o mesmo conforto das aeronaves de fuselagem larga utilizadas em voos de longa duração.

O A321XLR foi desenvolvido para maximizar a uniformização com o A321LR e o resto da Família A320neo, ao mesmo tempo em que apresenta pequenas mudanças necessárias para dar à aeronave maior alcance, além de maior receita por passageiro. As mudanças incluem: o novo tanque traseiro central permanente, ou Rear Centre Tank (RCT), com maior volume de combustível; trem de pouso modificado para um peso máximo de decolagem (MTOW) de 101 toneladas métricas; configuração de flaps de bordo de fuga otimizada para preservar a mesma performance de decolagem e exigências de impulso de motor das aeronaves A321neo atuais.

Especificamente, o novo RCT otimizado armazena mais combustível do que grande parte de tanques centrais adicionais opcionais, ou Additional Centre Tanks (ACTs), armazenavam anteriormente, ao mesmo tempo em que ocupa menos espaço do bagageiro, liberando espaço no porão da aeronave para bagagens e cargas em rotas de longo alcance.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here