Airbus prevê demanda de 39.000 novos aviões de passageiros e cargueiros até 2040

Nos próximos 20 anos, a Airbus prevê que a demanda por transporte aéreo mude progressivamente do crescimento da frota para a aposentadoria acelerada de aeronaves mais antigas e menos eficientes em termos de combustível, resultando na necessidade de cerca de 39.000 passageiros recém-construídos e cargueiros, 15.250 destes para reposição.

Como consequência, em 2040 a grande maioria dos aviões comerciais em operação será de última geração, melhorando consideravelmente a eficiência de CO2 da frota de aeronaves comerciais do mundo. Os benefícios econômicos da aviação vão além do setor, contribuindo com cerca de 4% para o PIB global anual e sustentando cerca de 90 milhões de empregos em todo o mundo.

Embora tenha perdido quase dois anos de crescimento durante o período COVID, o tráfego de passageiros demonstrou sua resiliência e deve se reconectar a um crescimento anual de 3,9% ao ano, impulsionado pela expansão das economias e do comércio em todo o mundo, incluindo o turismo.

As classes médias, que têm maior probabilidade de voar, crescerão em número em dois bilhões de pessoas, chegando a 63% da população mundial. O crescimento mais rápido do tráfego ocorrerá na Ásia, com a China, em voos domésticos, se tornando o maior mercado.

A demanda por novas aeronaves incluirá cerca de 29.700 aeronaves pequenas, como as famílias A220 e A320, e cerca de 5.300 na categoria de aeronaves médias, como o A321XLR e o A330neo. No segmento Grande, coberto pelo A350, espera-se uma necessidade de cerca de 4.000 entregas até 2040.

A procura de cargas, impulsionada pelo e-commerce, é impulsionada por um crescimento esperado do frete expresso de 4,7% ao ano e um crescimento da carga geral (representando cerca de 75% do mercado) de 2,7%. No geral, nos próximos 20 anos, serão necessários 2.440 cargueiros, dos quais 880 serão construídos de novo.

Em linha com o crescimento, as operações de aeronaves cada vez mais eficientes globalmente aumentam a necessidade de serviços de aviação comercial, incluindo manutenção, treinamento, atualizações, operações de voo, desmontagem e reciclagem. Esse crescimento está no caminho certo nos níveis de previsão pré-pandemia da Airbus, atingindo um valor cumulativo de cerca de US$ 4,8 trilhões nos próximos 20 anos.

Enquanto continua por meio de um decréscimo relacionado ao COVID de cerca de 20% no período 2020-2025, o mercado de serviços está se recuperando, gerando a necessidade de mais de 550.000 novos pilotos e mais de 710.000 técnicos altamente qualificados nos próximos 20 anos. Embora a manutenção continue sendo o principal segmento de serviços, espera-se que as operações de voo, de solo e serviços sustentáveis ​​cresçam significativamente.

A indústria de aviação global já alcançou enormes ganhos de eficiência, como mostrado pelo declínio de 53% nas emissões globais de CO2 da aviação desde 1990. A linha de produtos da Airbus suporta pelo menos um ganho de eficiência de 20% de CO2 em relação às aeronaves da geração anterior. Em vista de outras inovações em andamento, desenvolvimento de produtos, melhorias operacionais, bem como opções baseadas no mercado, a Airbus está apoiando a meta do setor de transporte aéreo de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050.

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