A American Airlines e a Deloitte anunciaram uma colaboração inovadora para promover o uso do combustível sustentável de aviação (sustainable aviation fuel – SAF), com o objetivo de diminuir as emissões advindas do setor.
O acordo entre as companhias reduz as emissões do ciclo de vida da aviação em 3.050 toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2), o que equivale a aproximadamente 10.000 passageiros voando de ida da cidade de Nova York a Los Angeles.
Esta é uma das primeiras colaborações entre uma organização que busca reduzir as emissões líquidas de viagens de negócios e uma companhia aérea americana que está usando o SAF em suas operações diárias.
Isso fornece à Deloitte uma oportunidade dentro da aviação para ajudar a cumprir sua ambiciosa meta de reduzir as emissões de viagens de negócios, por funcionário, em 50% até 2030.
A companhia entende a importância do combustível em aumentar sua capacidade de conexão com clientes por meio de viagens de negócios sustentáveis.
A Deloitte e a American concordam que o SAF é uma importante ferramenta para reduzir as emissões vindas da aviação, embora ainda não esteja disponível em escala ou preço necessário para reduzi-las consideravelmente.
Esta colaboração vai explorar como uma nova solução para o mercado, um certificado que aponta o valor da redução de emissões do SAF, pode beneficiar companhias que buscam reduzir suas emissões de escopo 3 em viagens de negócios.
‘’Investir na descarbonização da aviação é um imperativo para nossa companhia e indústria’’, disse Doug Parker, presidente e CEO da American. ‘’Enquanto trabalhamos para alcançar o objetivo de zero emissões líquidas até 2050, sabemos que podemos ajudar a acelerar a transição para viagens aéreas de baixo carbono por meio de colaborações como esta, atendendo às necessidades de nossos clientes e do planeta. Estamos orgulhosos e animados para trabalhar com a Deloitte para promover nossa visão compartilhada para um futuro mais sustentável’’.
O certificado SAF é um conceito em desenvolvimento pela iniciativa Clean Skies for Tomorrow do Fórum Econômico Mundial, com o objetivo de liberar novo capital para aumentar a produção do combustível, aproveitando a ambição de metas corporativas de clima para reduzir emissões de viagens de negócios.
O SAF, em conjunto com os certificados, pode ser usado por corporações para atingir seus objetivos de sustentabilidade.