A Azul preparou um plano de atendimento para assegurar a qualidade do serviço a seus clientes em todos os aeroportos em que opera para o período crítico de final de ano.
Nele estão incluídas diversas ações, tais como a contratação de mais de 200 pessoas, entre elas, 94 novos agentes de aeroportos para atuar na linha de frente com os clientes e 126 atendentes da Azul Center – o que representa aumento de 30% do quadro da central de atendimento da Azul. Também estão previstos no plano reforço das equipes de manutenção de aeronaves e de handling (serviços de auxílio aos passageiros e às aeronaves em terra).
Pensando no embarque de passageiros com necessidades especiais, a Azul adquiriu mais um ambulift (espécie de elevador para cadeirantes) para o aeroporto de Viracopos, em Campinas – totalizando dois disponíveis, e seis novas cadeiras-robô que serão distribuídas entre as bases de Campinas (SP), Brasília (DF), Santos Dumont (RJ), Porto Alegre (RS), Maringá (PR) e Teresina (PI).
Em relação à sua frota operacional, a Azul conta com uma aeronave extra que fica disponível no aeroporto de Viracopos para atender eventuais reprogramações, minimizando quaisquer transtornos aos clientes. Durante o período, a companhia irá operar 26 aeronaves, sendo 10 modelo Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros e 16 modelo Embraer 195, para até 118 passageiros.
A Azul ressalta que cumpre com todos os requisitos previstos na Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil sobre os direitos dos passageiros, e opera com ótimos índices de regularidade e pontualidade. Em 2010, manteve sua liderança na posição de empresa aérea mais pontual do Brasil, segundo dados da ANAC/Infraero.