O mercado aéreo brasileiro vem buscando recuperação nos níveis pré-covid 19. As grandes empresas nacionais conseguiram em 2022 bom desempenho em comparação com o ano de 2021, mas algumas ainda abaixo nos números de 2019. No entanto, é da VoePass, companhia regional, que vem o destaque da recuperação.
O Portal Aviação Brasil, através de sua base de dados analíticas, produziu as seguintes informações de mercado.
Em 2022 foram transportados 83.955.117 passageiros em voos domésticos, com a Latam recuperando a liderança do setor, com 34,6%, seguida pela Azul, com 32,33% e Gol com 32,17%. A quarta colocada foi a VoePass com apenas 0,63%.
Sim, é um número bem inferior ao das três grandes empresas. O mercado doméstico ainda está 15,64% abaixo dos números de 2019, mas, naquele ano, a VoePass possuía 0,20% do mercado com 203.548 passageiros transportados e a companhia, em 2022, fechou com 532.008 passageiros transportados! O cenário esteve ruim para todos mas foi a companhia de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, que se destacou, com a abertura de novas rotas e alianças, principalmente com alguns voos em cooperação da Gol.
O desempenho da Azul Linhas Aéreas em 2022 foi positivo se compararmos ao ano de 2021, quando ainda enfrentávamos a pandemia de Covid-19. A companhia cresceu 18,26% no tráfego de passageiros total, sendo que os voos internacionais apresentaram aumento de 289,36% no fluxo de passageiros e os voos domésticos 15,79%.
Se compararmos a 2019, ano pré-pandemia, o volume de passageiros ainda está estável, com queda de apenas 0,20%, sendo 40,35% abaixo nos voos internacionais e aumento de 1,90% nos voos domésticos.
Bases responsáveis pelo maior volume de passageiros: Campinas (20,77%), Belo Horizonte – Confins (10,13%), Recife (9,58%) e Rio de Janeiro – Santos Dumont (5,89%).
O desempenho da Gol Linhas Aéreas em 2022 foi positivo se compararmos ao ano de 2021, quando ainda enfrentávamos a pandemia de Covid-19. A companhia cresceu 44,95% no tráfego de passageiros total, sendo que os voos internacionais apresentaram aumento de 2.160,46% no fluxo de passageiros e os voos domésticos 40,44%.
Se compararmos a 2019, ano pré-pandemia, o volume de passageiros ainda está 24,79% inferior, sendo 56,06% abaixo nos voos internacionais e 22,90% abaixo nos voos domésticos.
Bases responsáveis pelo maior volume de passageiros: São Paulo – Guarulhos (16,53%), São Paulo – Congonhas (14,41%), Brasília (10,07%) e Rio de Janeiro – Santos Dumont (6,56%).
O desempenho da Latam Airlines Brasil em 2022 foi positivo se compararmos ao ano de 2021, quando ainda enfrentávamos a pandemia de Covid-19. A companhia cresceu 51,26% no tráfego de passageiros total, sendo que os voos internacionais apresentaram aumento de 279,86% no fluxo de passageiros e os voos domésticos 44,19%.
Se compararmos a 2019, ano pré-pandemia, o volume de passageiros ainda está 20,80% inferior, sendo 58,18% abaixo nos voos internacionais e 14,58% abaixo nos voos domésticos.
Bases responsáveis pelo maior volume de passageiros: São Paulo – Guarulhos (25,18%), São Paulo – Congonhas (14,21%), Brasília (10,47%) e Rio de Janeiro – Santos Dumont (5,41%).
O desempenho da VoePass Linhas Aéreas em 2022 foi muito positivo se compararmos ao ano de 2021, quando ainda enfrentávamos a pandemia de Covid-19. A companhia cresceu 25,75% no tráfego de passageiros total, somente voos domésticos.
Se compararmos a 2019, ano pré-pandemia, o volume de passageiros está surpreendentemente acima das expectativas, com aumento de 161,37%.
Bases responsáveis pelo maior volume de passageiros: Salvador (16,30%), Ribeirão Preto (14,22%), São Paulo – Congonhas (10,18%) e São Paulo – Guarulhos (10,15%).
Para 2023 esperasse uma recuperação ainda maior comparada a 2019, mas atenta a uma grande concorrência entre as companhias nacionais, que devem mesclar uma estratégia de novos serviços, conforto e comodidade ao cliente, promoções, novas rotas e horários, tudo para se diferenciarem no mercado.