Reduzir o consumo de combustível, emissões de carbono e barulho para a comunidade são o ponto central do anúncio da Boeing de que a American Airlines será o cliente de lançamento do Programa ecoDemonstrator. A aeronave Boeing Next-Generation 737-800 será usada no voo de teste e estimula a preparação do mercado para as tecnologias emergentes.
“Nós estamos orgulhosos de ter a American Airlines como nossa parceira de lançamento para esta nova geração de tecnologia que pode apoiar o papel da aviação como o mais eficiente meio de transporte global”, disse o vice-presidente da Boeing para o Meio Ambiente e Políticas de Aviação, Billy Glover. “Não há maneira melhor de preparer a entrada de tecnologias avançadas no mercado do que testá-las em voo e não há melhor escolha do que o avião mais vendido, na categoria corredor único, de todos os tempos – o Boeing 737 Next-Generation.”
“A American Airlines reconhece a sua responsabilidade em minimizar o impacto no meio ambiente tanto quanto for possível, e nós buscamos todas as oportunidades de fazer isso”, disse o Capitão John Hale, vice-presidente da American – Flight. “Nossa parceira com a Boeing nos permite fazer avanços significastes ao colocar no ar os aviões mais eficientes no consumo de combustível, o que é a maneira mais efetiva de reduzir a nossa ‘pegada’ de carbono. Continuamos comprometidos com a identificação e implementação de novas tecnologias e programas que facilitem nosso desempenho ambiental.”
O American Airlines 737-800 e um outro avião de corredor duplo, que será anunciado posteriormente, estão servindo como componentes de teste de voo para o Programa Contínuo de Menor Emissão de Ruídos (CLEEN, no Inglês) da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, no Inglês) – junto com outras tecnologias desenvolvidas pela Boeing e outros parceiros da indústria. Com a equipe de engenharia da American Airlines, a Boeing está finalizando os planos para instalar as aplicações iniciais da tecnologia a bordo do primeiro avião. Tecnologias específicas que serão testadas em voo em 2012 incluem:
– Tecnologia adaptável de trilha limite – tecnologia que está sendo desenvolvida no Programa CLEEN da FAA, que reduz o ruído e as emissões durante todas as fases de voo, incluindo decolagem, cruzeiro e aterrissagem.
– Área variável do bocal do ventilador – reduz o ruído para a comunidade e permite eficiência avançada de tecnologias do motor.
– Otimização de trajetória de voo para planejamento durante o voo – permite que as companhias aéreas determinem e voem rotas com maior eficiência de combustível e fornece às tripulações de voo a capacidade de redirecionar rotas de acordo com o tempo e outras restrições.
– Células de combustível regenerativas para a energia de bordo – armazena com eficiência e gera energia, se adapta a demanda dos sistemas elétricos da aeronave, potencialmente reduzindo o peso, a queima de combustível e as emissões de CO2.
“Nosso Programa de teste de voo do ecoDemonstrator nos permite apressar tecnologias promissoras e movê-las para modelos de avião, assim como considerá-las para novos projetos de aeronaves em toda a indústria”, disse o gerente do Programa ecoDemonstrator da Boeing, David Akiyama. “Isso também nos permite verificar sua aplicabilidade ao avião e identificar e eliminar potenciais desafios de integração.”