Os aeroportos de Brasília, Campinas, Guarulhos e os terminais do nordeste, administrados pela AENA, divulgaram os números do primeiro trimestre de 2023.
O Aeroporto Internacional de Brasília registrou aumento no número de passageiros no trimestre de 2023 de 11% em relação ao primeiro trimestre de 2022. De acordo com dados divulgados pela Inframerica, empresa responsável pela gestão do aeroporto, foram contabilizados 3,5 milhões de passageiros entre janeiro e março deste ano.
O Aeroporto de Brasília é o terceiro terminal aéreo mais movimentado do país, ficando atrás apenas dos dois aeroportos paulistas. O terminal da capital do país também se consagra como um dos maiores hubs do Brasil, o aeroporto com a maior capacidade de pista do país e o único capaz de operar pistas simultaneamente.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), encerrou o primeiro trimestre de 2023 com alta de 20,6% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado. Embarcaram e desembarcaram pelo terminal, 3.170.031 pessoas em voos nacionais e internacionais ante 2.628.578 dos três primeiros meses de 2022. Os dados da soma de janeiro, fevereiro e março de 2023 configuram o melhor resultado para um primeiro trimestre da história do aeroporto.
O GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou cerca de 3,26 milhões de passageiros no mês de março. Neste período, 22.373 voos pousaram e decolaram, incluindo viagens nacionais e internacionais. No primeiro trimestre do ano passaram pelo aeroporto 9,73 milhões de passageiros.
O aeroporto do Recife (PE) tem o maior em movimentação dos cinco aeroportos administrados pela Aena Brasil, no Nordeste, o Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa (PB), é o aeroporto com os melhores números registrados nos três primeiros meses do ano, seja em movimento de passageiros ou em volume de cargas. A Aena administra ainda os aeroportos de Maceió (AL), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).
De acordo com os dados informados pela Aena Brasil, o aeroporto de João Pessoa registrou um crescimento de 10,2% na movimentação de passageiros embarcando ou desembarcando em relação ao mesmo período do ano passado, perdendo apenas para o aeroporto de Aracaju (SE), que apontou alta de 26,4%. No Castro Pinto, o movimento chegou a 107.105 passageiros. Em Campina Grande, houve queda de 7,9%. No acumulado dos cinco aeroportos administrados pela empresa espanhola, houve queda de 0,8%.
Mais uma vez os aeroportos de Aracaju (+20%) e João Pessoa (+18,7%) foram os destaques positivos. O aeroporto do Recife teve uma alta pequena, de 2,7%, enquanto Campina Grande registrou uma queda de 8,1%. Juazeiro do Norte teve o pior resultado entre os aeroportos no trimestre, com queda de 18,4%.