Já é sabido que o Aeroporto de São Paulo, Congonhas, é estratégico para as companhias aéreas. A maioria das ligações são diretas e por ser um aeroporto central, as tarifas das companhias aéreas tendem a ser mais altas, principalmente as de trechos como São Paulo – Rio de Janeiro, São Paulo – Brasília, São Paulo – Belo Horizonte e São Paulo – Porto Alegre, gerando rentabilidade e receita para as companhias aéreas.
Em 2022 a concorrência entre Latam e Gol teve disputas mensais, como vemos abaixo.
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Agora, nos dois primeiros meses de 2023, quase uma repetição dos números de 2022:
Os números de março, ainda não publicados, não devem vir diferentes dos números do primeiro bimestre de 2023, porém, a partir de abril, devemos notas um crescimento na participação de azul, manutenção da Gol e redução da Latam, pelo que observamos na programação de voos das três companhias. A Latam inclusive perdeu o primeiro posto em Congonhas no mês de dezembro de 2022 e não recuperou até agora. | ![]() |
A companhia ainda não deu detalhes de reforço de operação no aeródromo e estamos atentos a movimentos comerciais da companhia aérea para frear o avanço da Azul e recuperar o posto perdido para a Gol.
Abaixo publicamos o mapa de rotas das três principais companhias no aeroporto de Congonhas, com voos com vigência a partir de abril também.
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