O dia 1º de junho de 2019 marcou a entrada em operação do primeiro Airbus A330-900Neo da Azul Linhas Aéreas. A convite da companhia aérea pudemos acompanhar o voo inaugural, AD 5304, que decolou de Campinas (Viracopos), às 13h45, com destino ao Aeroporto Internacional de Recife (Guararapes).
Voamos na classe executiva, assento 3K, que possui três posições pré-ajustadas. Sentado, inclinado e ou deitado, reclinado a 180º, que acomoda muito bem quem tem até 1,82m, sem problemas. Todos os assentos dessa classe são flat bed e possuem tomadas universal e USB para quem precisa carregar seus equipamentos e trabalhar a bordo. A tela a frente do passageiro é de touch screen, com conteúdo variado, que vai desde filmes, séries, músicas (não disponível neste voo), jogos para crianças e ainda a opção de acompanhar o voo, com localização atual, horário de partida e chegada.
Vale ressaltar que esta aeronave ficará dedicada a operar os voos internacionais da empresa e a começar para Orlando, a partir de 10 de junho. Na sequência servirá Lisboa, em 21 de junho, Porto, em 2 de setembro e Fort Lauderdale em 29 de outubro, conforme chegarem as demais aeronaves.
O que sentimos falta, ainda neste momento, foi da internet a bordo. Ainda sem previsão, segundo a Azul, devido a escolha do fornecedor do serviço ainda não ter sido finalizada.
A classe econômica dispõe de 156 assentos configurados, a Xtra Economy outros 108 e 34 na executiva.
O plano de frota da companhia prevê a chegada de outro Airbus A330Neo em 2019 e outros 4 em 2020. A aeronave, PR-ANZ, foi a primeira a ser recebida pela companhia, no último mês de maio.
Tanto na decolagem quanto no pouso, o nível de ruído interno no A330Neo é muito baixo, em cruzeiro, ainda menor! Diferença sentida aos mais exigentes dos clientes.
Não podemos nos esquecer que esta versão chega a economizar 15% mais combustível que seu antecessor.
Nosso agradecimento a toda equipe Azul pelo convite ao Portal Aviação Brasil, que pode constatar o elevado nível de serviço oferecido pela companhia aérea.
Por que a Azul ainda não disponibilizou no site o mapa de assentos dessa aeronave. Isso cria dúvida para quem comprou passagens, sobretudo na Xtra para a aeronave anterior e pagou mais por marcar assento.