Cerca de 20 aviões Airbus A380 estão a ser inspeccionados pela European Aviation Safety Agency depois de terem sido descobertas rachas de dois dos aviões durante uma inspecção de segurança de rotina.
A agência europeia está a inspeccionar os A380 de diversas companhias aéreas incluindo a Emirates, Singapore e Air France mas sublinha que não existe ameaça de segurança no imediato. A imprensa internacional cita uma diretiva da EASA que diz que “se a condição não for detectada e corrigida poderá potencialmente afetar a integridade estrutural do avião”.
A mesma informação diz que as fendas podem desenvolver ao fim de um tempo e que algumas das aeronaves já foram inspecionadas e que as restantes, que realizaram menos de 1.800 voos, têm de ser verificadas dentro das próximas seis semanas.
A Emirates disse que um dos seus A380 já foi verificado e que um segundo está atualmente a ser inspeccionado, sublinhando que a diretiva da EASA não traz nenhum impacto nas operações da companhia aérea,já que os aviões podem continuar a voar e não representam risco para a segurança de voo.
Fonte: www.prestur.com