A Federal Aviation Administration aprovou os programas de treinamento do mais novo avião da Cessna, o CJ4. Elaborados pela FlightSafety International, parceiro internacional da Cessna para
treinamento em aeronaves, os programas foram desenhados levando em consideração as variáveis na configuração da aviônica do CJ4 e os diferentes níveis dos pilotos.
A FAA também certificou um simulador totalmente novo desenvolvido especialmente para o CJ4. Totalmente móvel, o simulador do CJ4 possui uma base de movimentação elétrica que proporciona a mesma performance, gerando menos calor e
ruído, além de exigir menos manutenção.
“Todas as etapas da certificação estão sendo cumpridas, o que é muito bom para mantermos o cronograma da aeronave, que deve começar a ser entregue no mercado americano ainda este ano”, comemora Leonardo Fiuza, Diretor Comercial
da TAM Aviação Executiva, há quase 30 anos representante da Cessna no Brasil. As certificações EASA (European Aviation Safety Agency) para os programas de treinamento e para o simulador seguem dentro do esperado e deverão sair em
junho.
Maior aeronave da família CJ com capacidade para oito/nove passageiros, o CJ4 vai custar cerca de US$ 9 milhões e deve chegar ao mercado brasileiro em 2011. Capaz de decolar com 6,3 toneladas de uma pista com 950 metros, o CJ4 atinge
os 45 mil pés de altitude em 28 minutos. Suas duas turbinas Williams FJ-44A são capazes de levar o avião a uma velocidade cruzeiro de aproximadamente 850 km/h, com um alcance de 2.000 milhas náuticas (mais de 3700 km). O CJ4 é
dotado dos mais modernos sistemas de aviônicos, além de apresentar um grande conforto interno, com monitores individuais HD que exibem mapas do voo, passam filmes em Blue Ray e dispõem de rádio XM.