O Grupo Latam Airlines divulgou, ontem (30), os resultados financeiros correspondentes ao terceiro trimestre de 2023, dando sequência aos bons resultados reportados ao longo deste ano. O período foi marcado por uma margem operacional ajustada de 13,4% e lucro líquido de US$ 232 milhões, acumulando US$ 499 milhões se considerado o período de janeiro a setembro de 2023. As receitas operacionais totalizaram US$ 3,056 bilhões e superaram em 18,1% o mesmo período do ano anterior impulsionadas por um crescimento de 25,6% nas receitas de passageiros. O EBITDAR ajustado somou US$ 726 milhões, alcançando US$ 1,858 bilhão entre janeiro e setembro de 2023. Outro avanço em relação ao trimestre anterior diz respeito à posição de liquidez do grupo Latam, gerando US$ 104 milhões em caixa e ampliando a liquidez para US$ 2,729 bilhões.

Nos meses de julho, agosto e setembro, as operações consolidadas do grupo medidas em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos) se recuperaram e cresceram 15,2% na comparação ao mesmo trimestre de 2022. As operações internacionais aumentaram 29,2% e atingiram uma taxa de ocupação média de 87,1% durante o trimestre. Vale ressaltar que a taxa de ocupação consolidada do grupo atingiu 85,3%. No segmento doméstico, as operações da Latam Airlines Brasil cresceram 1,3% com relação a 2022 (107,3% de 2019), enquanto as filiais da Colômbia, Chile, Peru e Equador aumentaram 9,5% na comparação com o ano anterior (91,4% de 2019).

Em termos de frota, o grupo recebeu no terceiro trimestre quatro aeronaves Boeing 787-9 e sete aviões narrow body (único corredor), incluindo seu primeiro Airbus A321neo. Também realizou um pedido adicional de 13 aviões A321neo, que somam a um pedido total de 111 aeronaves da família Airbus A320 que garantem mais eficiência de custos à frota da Latam. O grupo encerrou o terceiro trimestre com 245 aeronaves Airbus narrow body, 58 Boeing wide body e 18 aeronaves Boeing cargueiras, totalizando 321 aviões.

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