Mais do que investir em tecnologia para a produção de helicópteros, a Helibras também se preocupa em conscientizar os pilotos para um voo seguro. Para isso, além de realizar treinamentos internos, a empresa organiza a “Jornada de Segurança Operacional”, destinada a pequenos operadores e pilotos de asas rotativas. O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, das 18h às 22h, na Universidade Anhembi Morumbi, campus Vila Olímpia (SP).
No primeiro dia (24), o gerente de Qualidade Corporativa da Helibras, Francisco Bonnani, falará sobre a garantia de qualidade em manutenção de helicópteros. Temas como treinamentos de emergência, filosofia SIPAER (Sistema de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e gestão de riscos para pequenos operadores também serão abordados por especialistas convidados, durante o primeiro dia.
Na quarta-feira (25), o vice-presidente para a segurança de voo da Eurocopter, Jean-Marc Pouradier, abre o evento com o tema “A influência da baixa customização do helicóptero nos riscos à segurança de voo”. Após a discussão do assunto, os participantes assistirão a uma palestra voltada para a responsabilidade civil e visão jurídica sobre “Relatórios Finais de Investigação”.
Ainda durante o segundo dia, haverá uma apresentação sobre “Altitude e densidade, um fator invisível para performance do helicóptero”, ministrada pelo Instrutor do Centro de Treinamento da Helibras, Silvio Frank. Para finalizar o evento, o público também participará do treinamento “A arte de pilotar – preparação para o voo e práticas de pilotagem”, que será apresentado pelos instrutores mais experientes da Helibras/Eurocopter.
“A Jornada de Segurança Operacional é uma boa oportunidade para os pilotos e operadores se atualizarem em todos os quesitos de um voo seguro. O evento demonstra o engajamento da Helibras em incentivar a capacitação de operadores para prevenir acidentes”, afirma Antonio Modesto, gerente de Segurança Operacional da Helibras e idealizador do evento.
Para a realização da Jornada, a Helibras conta com o apoio da Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (ABRAPHE), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) do International Helicopter Safety Team (IHST) Brasil, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além da Universidade Anhembi Morumbi, que cedeu o espaço para as palestras.