A International Airlines Group (IAG) anunciou hoje um plano abrangente para salvar Iberia, que registrou perdas recordes, para voltar a trazer lucros. O plano inclui a transformação da Iberia com mudanças estruturais permanentes em todas as áreas de negócio da empresa, a fim de parar o deficit e recuperar o caminho de benefícios.
O destaque do Plano de Transformação:
Cessar as perdas de caixa até meados de 2013.
Melhorar os resultados em pelo menos 600 milhões de euros para 2015, em linha com o objetivo de alcançar o retorno da IAG sobre o patrimônio de 12% para esse ano.
Redução de 15 por cento em 2013 para se concentrar em rotas rentáveis.
Frota diminuirá em 25 aeronaves – 5 de longa distância e 20 de curta distância.
Corte de 4.500 pessoas para poupar outros 15.500 postos de trabalho. Esta redução está em linha com cortes de capacidade e aumento de produtividade na companhia aérea.
Novas iniciativas de negócio para aumentar a receita da unidade, incluindo o aumento das vendas e opções de serviços adicionais e o redesenho do site.
Suspender as atividades de manutenção a terceiros e manter os serviços eficazes.
O plano será financiado com recursos do Iberia.
A Iberia tem muitas vantagens, entre elas uma excelente posição geográfica para as rotas para a América Latina, juntamente com os laços históricos que a unem a este continente, uma marca forte e a capacidade de crescer a longo prazo em seu hub.
Estabeleceu 31 de janeiro como a data limite para chegar a um acordo com os sindicatos. Se tal acordo não for alcançado, vai exigir cortes mais profundos e maior redução no tamanho e as operações da Iberia, para proteger o tráfego de longo curso natural em Madrid e garantir o futuro da empresa.
Rafael Sánchez-Lozano, presidente da Iberia, disse: “A Iberia está lutando por sua sobrevivência. Perdeu dinheiro em todos os mercados. Nós temos que tomar decisões difíceis para salvar a empresa e voltar à lucratividade. Se implementarmos mudanças estruturais profundas, o futuro da empresa é desolador. Pelo contrário, com este plano, colocamos as bases para transformar a situação e crescer. ”
“A crise económica em Espanha e na Europa tem afetado a Iberia, mas os nossos problemas são estruturais e antes da atual situação do país. A empresa está a perder € 1.700.000 cada dia que passa. Iberia tem de se modernizar e se adaptar ao novo ambiente competitivo em que os seus custos são significativamente maiores do que os de seus principais concorrentes em Espanha e na América Latina. ”
“O tempo está contra nós. Criámos um 31 de janeiro de 2013 como prazo para chegar a um acordo. Vamos negociar fazendo todos os esforços, mas se não chegarmos a um acordo, teremos que tomar decisões radicais implicar novas reduções de capacidade e emprego “.
Willie Walsh, presidente-executivo do IAG, disse: “Queremos uma Iberia e que tenha êxito. Por muito tempo, a falta de espírito e os interesses de poucos danificaram o futuro de muitos. Nós não hesitaremos em tomar as medidas necessárias para proteger os interesses de nossos acionistas, clientes e funcionários. ”
“Este plano de reestruturação é fundamental para a Península Ibérica e para o futuro da Espanha. Um Iberia forte, rentável, pode criar empregos e estimular o turismo, um setor chave para a recuperação económica em Espanha “.