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KLM Royal Dutch Airlines (Holanda)

A KLM é uma das empresas mais antigas do mundo. Formada em 1919 utilizava o nome de Dutch airliners em suas aeronaves Fokker F7a, F8b, F8, F18, F20 e F36. Em 1936 se reequipou com aviões Douglas DC-2 e DC-3 e após a II Guerra Mundial com Douglas DC-4. A KLM curiosamente foi a única empresa a utilizar o Douglas DC-5. Os Constellations foram utilizados em linhas de longa distância, assim como Lockheed L-049 Constellation. Também foram utilizadas aeronaves Douglas DC-6, Convair 340 e Convair 440.

Em 18 de abril de 1946 a KLM inaugurou a rota Amsterdã – Zurich – Lisboa – Dakar – Natal – Rio de Janeiro com o Douglas DC-4. Em meados da década de 50 aeronaves Douglas DC-7 entraram nas rotas de longa distância e serviram também ao transporte de carga. Em 1952 o Douglas DC-7 abriu a segunda frequência para o Brasil na rota Amsterdã – Zurich – Lisboa – Recife – Rio de Janeiro. Em 1955 este voo prosseguia para São Paulo (Congonhas) e Buenos Aires. Os Super Constellations foram utilizados nas rotas das Antilhas Holandesas.

Os Douglas DC-3 foram utilizados como cargueiros até o final dos anos 60. Em meados desta década os Lockheed L-188 Electra entraram em operação nas rotas europeias assim como os Vickers Viscounts.

A era a jato da KLM começou com a entrada de 8 aeronaves Douglas DC-8-50 em 1960. Em 1962 a KLM utilizou na rota Amsterdã – São Paulo (Viracopos) o Douglas DC-8-63. Em 1966 o Douglas DC-9-10 chegou para rotas curtas. Em 1967 os DC-9-32 entregues começaram a substituir os Viscount e os Electras.

Em 1970 a frota de Douglas DC-8-63 estava composta de 14 aeronaves. No início de 1970 o Boeing 747-100 entrou nas rotas de longo alcance, assim como os Douglas DC-10-30. Os jatos DC-8, antes operados em rotas de longa distância, estavam sendo utilizados nas rotas europeias até 1982, ano da chegada dos Airbus A310.

Em meados dos anos 80 os Douglas DC-9-32 começaram a ser substituídos pelos Boeing 737-500 e em 1989 os Boeing 747-200 pelos Boeing 747-400. Em 1988 a KLM operava um voo Amsterdã – Rio – Campinas – Buenos Aires – Santiago e outro sem a escala no interior paulista. Em 18 de maio de 1989 a KLM foi a primeira empresa europeia a receber o Boeing 747-400.

Durante os anos 90 os Douglas DC-10-30 davam lugar aos McDonnell Douglas MD-11 e aos Boeing 767-300. Em 1996 a KLM operava quatro frequências semanais para o Brasil, com três desses voos na rota Amsterdã – Rio – São Paulo – e um na rota Amsterdã – São Paulo – Buenos Aires – Santiago com Boeing 747-400.

Em 2000 passou a operar diariamente de São Paulo para Amsterdã. Em abril de 2004 iniciou os voos com Boeing 777-200 para São Paulo. Ainda neste ano concretizou a fusão com a Air France. Em fevereiro de 2005 a revista Air Transport World, dos Estados Unidos, elegeu a Air France/KLM como a companhia aérea do ano de 2005.

A KLM foi a primeira companhia aérea do mundo a introduzir os Quiosques Auto-Serviço para Conexão (conhecidos pela sigla SSTK, em inglês) nos seus voos europeus e intercontinentais. Isso permitiu aos passageiros que perderam seus voos de conexão a imprimir um novo cartão de embarque de maneira fácil e rápida, sem a necessidade de enfrentar filas nos balcões de conexão.

Em 1 de novembro de 2011 retomou o voo direto de Amsterdã para o Rio de Janeiro. O último voo da KLM no Rio de Janeiro aconteceu em 1999, quando a empresa operava com Boeing 747-200 Combi, no trecho Amsterdã – Rio de Janeiro – São Paulo. Em dezembro de 2011 a Boeing e o grupo Air France-KLM finalizaram o pedido de 25 Boeing 787-9 Dreamliner.

Em dezembro de 2012 iniciou acordo de compartilhamento de voos com a Aerolineas Argentinas. Em 2 de agosto de 2014 o grupo Air France-KLM passou a operar seus voos de e para São Paulo no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Em 18 de dezembro de 2015, a KLM introduziu, duas vezes por semana, o Boeing 787-9, alternando inicialmente com o Boeing 777-200ER nos voos entre Amsterdã – Rio de Janeiro – Amsterdã.

Em 2015 transportou 203.207 passageiros do Brasil para a Holanda com 86,46% de aproveitamento e 197.997 da Holanda para o Brasil com 83,97% de aproveitamento, totalizando 401.704 passageiros, o que correspondeu a 99,81% dos passageiros na rota.

Em março de 2016 passou a oferecer aos seus clientes em todo o mundo a confirmação de reserva e de check-in, cartão de embarque e atualizações de status de voo via Facebook Messenger. Isso torna as informações fáceis de encontrar, em um único lugar, estando disponível no aeroporto, em trânsito ou em casa. E caso tenham alguma pergunta, os clientes podem entrar em contato com agentes do serviço de mídia social KLM diretamente por meio do Messenger. A KLM foi a primeira companhia aérea global a oferecer serviços pelo Messenger. Aperfeiçoando ainda mais seus serviços ao cliente, em outubro, a KLM iniciou testes com Inteligência Artificial para responder dúvidas de consumidores. Ao receber uma pergunta por meio das redes sociais, o agente de atendimento recebe automaticamente uma sugestão de resposta por meio de sistema Inteligência Artificial, que é treinado com mais de 60 mil questões e respostas relacionadas à KLM. O agente avalia se a resposta proposta é adequada, ajusta se necessário e envia ao cliente pela mesma rede social. O sistema aprende com base no que o agente faz, e assim se torna mais inteligente em tempo real, aprimorando sua base de dados e sugestões de respostas.

Ainda em outubro, através de um acordo com o Grupo Air France/KLM, a Gogo, líder mundial no fornecimento de Internet de banda larga e entretenimento na indústria aeronáutica, foi contratada para oferecer aos passageiros conexão a bordo em voos de longa distância. 68 Boeing 777 e 15 Airbus A330 da Air France, e 29 Boeing 777 e 12 Airbus A330 de ambas as companhias serão equipados com o serviço a partir do fim de 2017, totalizando 124 aeronaves, todas operando em rotas intercontinentais.

Foi eleita por clientes ao redor de todo o mundo na posição 24ª do Skytrax World Airline Awards 2016, que é “o Oscar da indústria da aviação”. São os prêmios de qualidade mais cobiçados para a indústria aérea mundial, e um referencia global de excelência aérea. É uma “4 Star Arline Skytrax”.

O ano de 2017 mal começou e a KLM já ganhou dois prêmios, referentes à segurança e à pontualidade. O JACDEC (Centro de Avaliação de Dados de Acidentes Aéreos) alemão declarou a holandesa como a companhia aérea mais segura da Europa.

Se já não fossem boas novas suficientes para começar o ano com o pé direito, a empresa FlightStats, que traz projeções da aviação, anunciou a KLM em primeiro lugar para performance global de chegada ao destino, ou seja, pontualidade.

A FlightStats publica anualmente uma lista das companhias aéreas internacionais com melhores performances, comparando pontualidade, horas programadas para voos e os horários que eles, de fato, ocorreram. As fontes desses dados são variadas: serviços de rastreio de voo e posicionais, tempos de pista em aeroportos, serviços de radar, registros das companhias aéreas, dados de aeroportos e órgãos governamentais.

São subsidiárias da empresa: KLM Cityhopper, Kenya Airways, Martinair e Transavia.com

Companhia Integrante da Aliança SkyTeam. Veja abaixo as empresas integrantes.
Aeroflot, Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Air France, Alitalia, China Airlines, China Eastern, China Southern, Czech Airlines, Delta Air Lines, Garuda Indonesia, Kenya Airways, KLM Royal Dutch Airlines, Korean Air, Middle East Airlines, Saudia, TAROM, Vietnam Airlines e Xiamen Airlines.

Voos Operados do Brasil

 

 

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Last Updated on setembro 14, 2022 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)