Foto: Enos Moura Filho

 

Ter um avião particular à disposição, sem precisar arcar com todos os custos de uma aquisição. Com o crescimento do mercado brasileiro de aviação executiva, o compartilhamento de aeronaves começa a surgir no país como forma de atrair clientes que buscam opções mais econômicas de investimento e de acordo com suas necessidades.

Muito comum nos Estados Unidos e na Europa, a compra fracionada possibilita que o cliente divida as despesas de operação e manutenção da aeronave, que são repartidas em “cotas”. Ao adquirir uma cota, cada cliente terá direito a uma determinada quantidade de horas de voo.

De olho nesse segmento desde o início da década passada – quando realizou a primeira pesquisa para avaliar a aceitação desse modelo de negócio no Brasil -, a Líder Aviação lançaou em agosto, o “Líder Share”, que permitiu que até quatro pessoas compartilhassem uma mesma aeronave. Cada cota custa cerca de US$ 900 mil, mais os custos operacionais da aeronave.

Para o diretor de fretamento e gerenciamento de aeronaves da Líder Aviação, Heron Nobre, o crescimento da demanda por esse serviço é consequência do “amadurecimento” do mercado brasileiro. “Atualmente, as pessoas já não veem mais a aviação executiva como um artigo de ‘luxo’, mas como ‘ferramenta de trabalho’, ou seja, um investimento em agilidade, segurança, versatilidade etc.. Por isso, procuram soluções que ofereçam o melhor custo-benefício, pois, mesmo entre aqueles que possuem grandes fortunas, a ostentação tem cedido espaço a uma utilização mais racional dos recursos”, explica.

Indicado para pessoas que voam entre 15 e 25 horas por mês, o Líder Share pode representar até 30% de economia, se comparado aos custos de aquisição individual de uma aeronave. De acordo com Heron Nobre, a empresa já possui três aviões Premier 1A prontos para serem utilizados pelos primeiros clientes. “Basta assinar o contrato e começar a voar. Não será preciso nem esperar por outros cotistas”, explica o diretor.

Como membro do Líder Share, o cliente pode desfrutar de todos os benefícios de possuir um avião particular: basta agendar o horário do voo e deixar que a Líder Aviação cuide de todos os procedimentos necessários para a viagem. Caso a aeronave já esteja reservada para outro cotista, a empresa – que possui a maior frota própria da América Latina – disponibiliza outra aeronave, de igual ou maior desempenho. “O Líder Share é uma ótima alternativa para quem busca soluções em aviação executiva ao menor custo do mercado”, conclui Heron Hollerbach.