Para atender a demanda da indústria de petróleo e gás, a Lufthansa Cargo iniciou uma operação entre Cabo Frio e a Europa. Para isso, utilizam-se os cargueiros MD11 que servem a rota Frankfurt – Viracopos nove vezes por semana e faz a ligação para Cabo Frio com serviço rodoviário regular às terças-feiras. O objetivo é principalmente garantir a importação de peças e maquinário para a extração de petróleo que vêm de várias partes do mundo para a Região dos Lagos. Os caminhões são da West Cargo.
De acordo com Eduardo Faria, Especialista Regional de Planejamento e Marketing para a América do Sul, Caribe e Flórida, desde que os voos de passageiros para o Rio de Janeiro foram retomados, há um ano, o mercado tem se mostrado muito bom para o transporte de frutas e produtos farmacêuticos. As frutas, basicamente, vêm do Nordeste. “A expectativa da rota é de crescimento, especialmente com os eventos futuros, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada”, disse Faria. Recentemente, a Lufthansa Cargo foi a companhia escolhida para trazer os cavalos que participaram do Athina Onassis Horse Show também no Rio de Janeiro.
No ano passado, a Lufthansa Cargo, a maior empresa de carga aérea da Alemanha, transportou cerca de 1,9 milhão de toneladas de carga e correio em todo o mundo, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. No Brasil, atualmente, a empresa oferece mais de 500 toneladas de capacidade de carga por semana em 10 frequências cargueiras e 20 de passageiros com serviços partindo de Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas), Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro (Galeão) e Porto Alegre para os centros de distribuição de Frankfurt e Munique, na Alemanha.