Para celebrar o Dia do Aviador, hoje, 23 de outubro, o Museu TAM será palco para a peça “Santos Dumont”, de Henri Lalli. Os assentos são limitados a 300 lugares, por ordem de chegada, e não há custo extra além da entrada do Museu para assistir ao espetáculo.
“Acreditamos que o auditório do Museu TAM é um lugar privilegiado para celebrar o Dia do Aviador. Nosso museu resgata a história do sonho de voar, e Santos Dumont tornou esse sonho possível. Estamos felizes em saber que sua história será lembrada nesse espaço”, afirma João Amaro, diretor-presidente do Museu TAM.
Com duas apresentações, às 10h30 e às 14h30, a peça conta com direção de Ton Crivelaro e participação dos atores Marcelo Andrade e Henri Lalli. Os espectadores são levados de volta ao ano de 1901, quando o pioneiro Santos Dumont contornou a Torre Eiffel em um voo com seu dirigível.
Com uma hora de duração, “Santos Dumont” é fruto de ampla pesquisa que resgatou a memória do maior gênio brasileiro. O cenário foi baseado em seu escritório e atelier. O ambiente e o clima da época e do mundo do aviador foram complementados com objetos de cena convincentes como as miniaturas do 14 bis e do balão Brasil – Santos Dumont fazia miniaturas desde a juventude. O figurino do aviador é a reprodução do que aparece na foto oficial da Aeronáutica, sua imagem mais conhecida.
O perfil psicológico do personagem foi também respeitado. Santos Dumont era obstinado, trabalhador, ágil, idealista, espirituoso, simpático, muito inteligente e um excelente líder, apesar de um pouco “mandão”. É como age na peça com seu empregado e amigo Pedro, personagem fictícia que lhe serve de contraponto para que demonstre seus pensamentos, ideias e sentimentos.