Depois do aumento de operações da Azul e da Gol no Aeroporto de São Paulo, Congonhas, as duas companhias, mais a Latam e a VoePass, anunciaram novas rotas pelo Brasil.
A Azul está ampliando a malha aérea de Campina Grande, na Paraíba. A empresa decidiu investir na expansão da malha aérea fixa da região, incluindo seis novos destinos. Os novos voos começam a operar de forma permanente a partir de junho, período de festas e de maior fluxo de visitantes.
Campina Grande será conectada diretamente ao sudeste pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Além disso, a empresa reforçará a integração com o Nordeste a partir do lançamento de trechos saindo de Salvador, Fortaleza, Natal e já dobrou a operação que liga a cidade ao Recife, um dos hubs da Azul e ponto de conexão para outras localidades no Brasil e no exterior.
Outra novidade é a reorganização da malha que atende o interior do estado, que, além de Patos, incluirá Cajazeiras na rota para a capital de Pernambuco três vezes por semana.
A Azul anunciou mudanças em sua malha para a cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso. Agora, a cidade receberá voos diurnos. A partir de junho desse ano, a rota ligando Viracopos, o maior hub da Azul no país, a Rondonópolis, terá voos diários operados pela manhã e diários, além de passar por modificação de equipamento. Os voos que hoje são operados pela aeronave Embraer E1 com capacidade para 118 passageiros, passarão a ser realizados no E2, que acomoda 136 passageiros e conta com Wi-Fi a bordo.
A Azul anunciou também novos trechos entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará. Da capital para Juazeiro, a Azul contará com voos de segunda-feira a sábado, decolando do Aeroporto Pinto Martins, às 4:30. No sentido inverso, os voos acontecem todos os dias, exceto aos sábados, partindo às 23:55. Os voos já estão à venda nos canais oficiais da Azul.
A Gol vai operar nos aeroportos de Araçatuba, Ipatinga/Vale do Aço, Ribeirão Preto e São Jose do Rio Preto com aeronaves a jato Boeing 737.
Inauguradas ao longo de 2022, as bases da Gol Linhas Aéreas em Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e Ipatinga/Vale do Aço, em Minas Gerais, já estão se preparando para receber as aeronaves a jato de grande porte da companhia, os modelos Boeing 737, com capacidade para até 186 passageiros. Os voos terão como ponto de origem e chegada, em São Paulo, o aeroporto de Congonhas.
Os voos com jatos partindo de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto com destino a São Paulo serão diários e terão início em 9 de maio. Por sua vez, os voos em Araçatuba e Ipatinga/Vale do Aço estão previstos para o mês de julho.
A companhia informa que a mudança faz parte de ajuste de malha aérea em andamento, que afetará temporariamente outras bases regionais. Voos de e para os aeroportos de Araguaína (AUX), Barreiras (BRA), Lençóis/Chapada Diamantina (LEC), Paulo Afonso (PAV), Santa Maria (RIA), Teixeira de Freitas (TXF), Uberaba (UBA) e Uruguaiana (URG) estarão suspensos a partir de 09 de maio A Gol está em contato com todos os clientes com bilhetes comprados para voar nos trechos que sofrerão alterações. O motivo das alterações é o fim da parceria com a VoePass, que atendia as localidades com aeronaves ATR 72.
A Gol Linhas Aéreas e a TAAG Linhas Aéreas de AnGola celebraram uma parceria por meio de um acordo de Codeshare (Compartilhamento de Voos) que vai impulsionar o tráfego de passageiros entre a América Latina, África e Europa através dos Hubs de São Paulo, Brasil (Aeroporto de Guarulhos, GRU-Airport) e Luanda, AnGola (Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro).
O acordo de Codeshare permite que ambas as companhias possam comercializar trechos incorporando os destinos do parceiro, aumentar a sua rede e força de vendas sem investimento adicional numa colaboração ganha-ganha.
Assim, clientes Gol que desejem voar para a Angola, África e Europa (via Luanda) a partir de voos da TAAG podem realizar toda a compra nos canais de venda da Gol, bem como, clientes TAAG que desejem voar para os destinos da Gol no Brasil e América Latina poderão adquirir o bilhete nos pontos de vendas habituais da TAAG.
A Latam inaugurou seu 55º destino no Brasil. Pousou em Passo Fundo (RS) o seu primeiro voo no município do norte gaúcho proveniente de São Paulo, Guarulhos, no último dia 28 de março.
O novo voo diário Guarulhos – Passo Fundo da Latam é operado por aeronaves Airbus A320 que acomodam 176 passageiros (8 em cabine Premium Economy e 168 em Economy). Com duração média de 1h35, decola às 12h30 (hora local) de Guarulhos e pousa em Passo Fundo às 14h05 (hora local). No sentido inverso, decola às 14h50 (hora local) e pousa às 16h30 (hora local).
Com o fim do acordo com a Gol, a VoePass irá operar uma nova malha aérea a partir de 9 de maio, que contará com novas operações e frequências, entre as cidades estão São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), Guarulhos (SP), Vitória da Conquista (BA), Barreiras (BA), Salvador (BA), Brasília (DF), Araguaína (TO) e, no estado do Amazonas, nos municípios de Tefé, Barcelos, Manicoré, São Paulo de Olivença e Santa Isabel do Rio Negro.
A companhia ressalta a importância da continuidade de suas operações no Aeroporto de Congonhas (SP), onde a empresa também cumpre seu compromisso de desenvolver a aviação regional no aeroporto central.
Os voos de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, iniciarão em setembro, visando atender ao mercado da pesca, em dois destinos bastante procurados, inclusive por turistas estrangeiros.