O RIOgaleão, concessionária do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, está investindo próximo de R$ 2,4 bilhões no aeroporto, com a atração de empresas e companhias aéreas, gerando empregos e ampliando a conexão do Rio para os principais destinos do mundo.
Uma das novidades para 2023 é o início das operações da United Airlines no aeroporto. Em julho do ano passado, o RIOgaleão anunciou a parceria com a segunda maior empresa aérea do mundo que asume, por 17 anos, o novo centro de manutenção de aeronaves do Aeroporto Internacional Tom Jobim. A chegada da companhia americana irá potencializar a utilização de uma infraestrutura de ponta já existente no terminal, um hangar de mais de 60 mil m² de área total, que irá contribuir para o desenvolvimento do setor aéreo do Rio.
Outro grande projeto a ser inaugurado ainda este ano é um galpão logístico de alto padrão (AAA) em parceria com a Hire Capital, especialista em investimentos imobiliários. O espaço contou com um investimento de R$ 50 milhões, terá oito módulos com 40 docas e a expectativa é de gerar 1800 empregos diretos e indiretos. O empreendimento se juntará a outros projetos imobiliários existentes no terminal de cargas do aeroporto, além dos armazéns de carga das companhias aéreas domésticas e os galpões de importação e exportação.
O RIOgaleão encerra 2023 com o lançamento de mais um empreendimento comercial de 18 mil m², em parceria com a Technion: o Aldeia Bay Mall.
Em janeiro deste ano, o RIOgaleão registrou uma recuperação de 71% no número de voos para destinos internacionais.
No mesmo período, a Aerolíneas Argentinas, que já opera a rota Rio – Buenos Aires, ampliou suas operações no Aeroporto Internacional Tom Jobim, incluindo as cidades de Córdoba e Mendoza.
Recém-chegada ao Rio de Janeiro, a JetSmart, companhia aérea low cost chilena, inicia uma terceira rota no RIOgaleão, agora para Montevidéu, no Uruguai. As operações devem começar em 27 de março, com três frequências semanais. Em dezembro de 2022, a empresa inaugurou voos ligando o Rio de Janeiro às cidades de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.
Já a partir de outubro, a companhia italiana ITA Airways passará a voar diariamente entre os aeroportos de Fiumicino, em Roma, e Aeroporto. A volta do voo Rio – Roma ocorre quase dois anos após a Alitalia encerrar as operações na rota em meio à pandemia de Covid-19.