Realizada na semana passada, no Aeroporto de Congonhas, a Labace 2023 recebeu 17.342 participantes e visitantes ao longo dos três dias, 26% a mais em relação a 2022.
Considerado o maior evento de aviação de negócios da América Latina, a feira atraiu visitantes de todo o país e do exterior. Pilotos, proprietários de aeronaves, profissionais da área, empresários e outros interessados na aviação de negócios estiveram em Congonhas para ver as novidades do mercado, acompanhar os investimentos e as tendências do segmento e se informar nas palestras e painéis da feira.
Mais de 120 marcas participaram desta edição, em que foram expostas 43 aeronaves na área estática. A Labace tem sido o melhor espaço para o início de novas negociações, networking, lançamento de produtos e fechamento de negócios.
“O evento acontece em um momento em que a aviação de negócios vai muito bem em todo o mundo e abre novas perspectivas para todas as áreas, incluindo além de comercialização de aeronaves novas e usadas, a manutenção, a venda de sobressalentes, o gerenciamento e compartilhamento de aeronaves, além de forte incremento em operações aeroportuárias e outros”, disse Flávio Pires, CEO da Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora do evento. Segundo ele, a organização apostou em um evento mais sofisticado, focado exclusivamente no público de aviação corporativa e executiva, e o resultado foi bastante positivo.
O ciclo de palestras também movimentou bastante a Labace 2023. Os principais temas foram sustentabilidade no setor, incluindo o SAF (Sustainable Aviation Fuel), dos chamados carros elétricos (e-VTOL) e do bom momento da aviação de negócios.
Para falar sobre o futuro da aviação e a transformação da mobilidade, Rogerio Andrade, CEO da Avantto, empresa líder no compartilhamento de aeronaves, marcou presença ao apresentar mais detalhes os benefícios desse modelo e ecossistema, e o que já é uma realidade para a sua implementação.
Ele destacou que o eVTOL tem o potencial de multiplicar o tempo das pessoas, reduzindo drasticamente os engarrafamentos e otimizando a mobilidade urbana. “Os brasileiros passam 1 mês e meio dentro do trânsito, e o eVTOL pode mudar isso”, disse Andrade.
O CEO apontou para a infraestrutura já existente, com uma rede de helipontos e aeronaves, que poderia ser aproveitada para tornar a mobilidade aérea uma realidade, usando, como exemplo, a cidade de São Paulo que possui mais de 200 helipontos e cerca de 410 VTOLS (helicópteros).
Também marcaram presença neste painel: Roberto Honorato, superintendente de aeronavegabilidade da Anac; André Stein, CEO da Eve Urban Air Mobility; Carlos Alberto Bertotto, cofundador e coo da Flybis Air Mobility e Lucas Fontoura, head da divisão de drones e eVTOL da Helisul.
A Avantto garantiu a encomenda de 100 eVTOLS, maior número de uma empresa brasileira até o momento, junto à Eve, da Embraer.
A Amaro Aviation, empresa do ramo de aviação executiva com foco no fretamento de aeronaves, levou o recém chegado jato Pilatus PC-24, modelo 2023, além do PC-12 NGX. A novidade no âmbito dos serviços é o gerenciamento de aeronaves, modelo de negócios em que a Amaro Aviation passa a gerenciar aeronaves de terceiros, realizando todo o serviço de gestão, desde a tripulação aos cuidados com a aeronave, inclusive a manutenção.
Outra boa razão para ter se tornado destaque, foi a exposição do jato Pilatus PC-24 (PS-AMM), modelo 2023, a mais nova aeronave a compor a frota da companhia, que chegou nas últimas semanas de julho. Muitas pessoas fizeram fila para visitar as duas aeronaves expostas pela Amaro, o novo PC-24 e o turboélice PC-12 NGX, que emite até 72% menos carbono do que outras aeronaves do segmento.
A Leonardo confirmou sua posição de liderança no mercado de helicópteros para transporte privado com novos contratos na América Latina, anunciados durante cerimônias oficiais realizadas na feira. O Gruppomodena foi nomeado distribuidor oficial de helicópteros Leonardo para os mercados civis no Uruguai e na Argentina.
Com 45% de participação de mercado nos últimos dez anos, a Leonardo é líder mundial em helicópteros VIP/corporativos bimotores, incluindo aeronaves para serviços de transporte privado, fretado e VVIP/Governo, graças à mais moderna e ampla gama de produtos.
A Solojet esteve presente na área estática do evento em um estande com 700 metros quadrados, com duas aeronaves Hawker 400; uma delas fazia parte do programa de compartilhamento de aeronaves, o Solojet Shares, e a outra estava disponível para venda.
“Mais uma vez estivemos na Labace para mostrar o nosso programa de compartilhamento, com quatro aeronaves Hawker 400 na frota e em expansão com mais uma chegando em breve, mas, acima de tudo, para apresentar um conceito diferenciado”, disse André Bernstein, CEO da Solojet Aviação, adiantando novos benefícios que a Solojet oferecerá: “Quem é cotista na Solojet, não adquire apenas uma parte de uma aeronave, passa a contar, na verdade, com uma completa estrutura, que inclui oficina de manutenção, centro de revitalização de interiores, gerenciamento e até uma equipe de compra e venda de aeronaves”, finalizou.
Pela primeira vez na Labace, a Aerotrading, importadora de aeronaves, baseada em Ribeirão Preto (SP), quer se consolidar no nicho de compradores que estão descobrindo agora as vantagens em adquirir uma aeronave.
“Nosso cliente é aquela pessoa que em geral ainda nem sabia que poderia comprar uma aeronave, ou que pensava ser um projeto muito caro e distante, mas que depois da pandemia está descobrindo que a aviação pode ser acessível e viável”, explica Fabio Farias, diretor da Aerotrading.
No estande da Líder Aviação, os visitantes puderam conferir de perto todos os detalhes do novo HondaJet Elite II. O jato super leve foi apresentado em outubro do ano passado, nos Estados Unidos. Entre as principais inovações deste modelo estão melhorias na performance, conforto, design e grau de automação.
“Além de ser o mais econômico e mais sustentável entre os jatos leves, agora é possível cobrir todas as capitais do Nordeste brasileiro a partir da cidade de São Paulo com o HondaJet Elite II”, explica Anderson Markiewicz, diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação. “Isso se dá por conta do aumento do seu alcance para 1.547 milhas náuticas – 110 milhas náuticas (aproximadamente 200 km) a mais de que seu modelo anterior”, detalha.
“Estamos recebendo novas consultas de empresas que perceberam, durante a pandemia, as vantagens da aviação executiva como parceira de seus negócios”, analisa Rodrigo Pesoa, vice-presidente de vendas para América Latina da Dassault Falcon Jet.
A movimentação foi considerada grande para o evento, segundo executivos da marca. Duas das principais atrações da Labace, as aeronaves Falcon 8X e Falcon 2000LXS, receberam um ótimo número de visitantes.
A TAM Aviação Executiva, número um em vendas de aeronaves executivas no mercado nacional e representante oficial das fabricantes Beechcraft, Cessna e Bell, além da líder mundial em treinamentos, a FlightSafety, foi, pela sexta vez consecutiva, a maior expositora da Labace. Foram nove modelos expostos incluindo monomotores, turbo-hélices, jatos e helicópteros.
Além das aeronaves, que são sempre destaque no evento, a empresa trouxe para a feira todas as demais soluções em aviação executiva oferecidas por ela, como fretamento, atendimento doméstico e internacional, gerenciamento e administração de aeronaves, hangaragem, serviços de manutenção e venda de peças, além de treinamentos.
As aeronaves expostas foram os Citation Latitude, Citation CJ3+, Citation M2 Gen2, King Air 360, King Air 260, Cessna Grand Caravan EX, Cessna T206H Turbo Stationair HD, Bell 505 Jet Ranger X e o Bell 429.
A fabricante italiana Tecnam Aircraft participou pela primeira vez da Labace trazendo para a feira dois modelos da nova geração de aeronaves certificadas que se destacam pelo baixo nível de consumo de combustível, design italiano, acabamento de alta qualidade, ergonomia e baixo nível de ruído na cabine, o P2006T e o P 2010 Gran Lusso.
A Textron Aviation anunciou que o turboélice utilitário duplo Cessna SkyCourier recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O turboélice bimotor de asa alta Cessna SkyCourier oferece uma combinação de desempenho e custos operacionais mais baixos para operadores de frete aéreo, passageiros e missões especiais. Além da variante cargueira, há a opção para 19 passageiros, que inclui entradas separadas para a tripulação e para os passageiros, que facilitam o embarque, bem como grandes janelas na cabine para a entrada de luz natural e vistas. Ambas as configurações oferecem reabastecimento de pressão em um único ponto para permitir retornos mais rápidos.
A Embraer mostrou o Phenom 300E, o jato leve mais vendido no mundo por 11 anos consecutivos, e o Praetor 600, o jato mais revolucionário e tecnologicamente avançado no segmento de porte supermédio.
A Pratt & Whitney Canada, anunciou o acordo firmado com a TAM Aviação Executiva, sediada em São Paulo, para seu Centro de Manutenção Credenciado (DMF).
Como Centro de Manutenção Credenciado e parte da rede global de serviços da Pratt & Whitney Canada, a TAM aumentará a disponibilidade e acessibilidade de vários serviços e soluções de manutenção para clientes que operam uma ampla variedade de motores P&WC no Brasil.
“Nosso acordo de DMF com a TAM abrange aproximadamente 1.900 motores que voam no Brasil, o que representa mais da metade da nossa frota total de 3.400 motores no país”, disse Irene Makris, vice-presidente de Atendimento ao Cliente. “Originalmente lançada em 2017, nossa rede DMF tem sido um sucesso estratégico e operacional para a empresa, e agora temos 21 DMFs em 17 países ao redor do mundo. Esperamos que a rede continue a crescer à medida que as necessidades dos clientes evoluem.
A Honeywell demonstrou algumas das principais novidades tecnológicas para a aviação, como o sistema de radar meteorológico IntuVue RDR-7000, que oferece aos pilotos de aviação executiva e de helicóptero informações claras e assertivas para que possam tomar decisões rápidas, mas com total segurança, durante condições climáticas adversas e ambientes desafiadores para o voo.
Além disso, a empresa apresentará as novas telas de exibição Honeywell DU-875, que substituem os antigos monitores CRT com a tecnologia LCD, oferecendo maiorqualidade de imagem e novas funcionalidades relacionadas a navegação.
A Air bp, um dos principais fornecedores mundiais de produtos e serviços de combustível de aviação, retornou à Labace. Durante o evento, a Air bp anunciou o início das operações de um novo ponto de suprimento, localizado em Paulínia, no interior de São Paulo. Com inauguração prevista para o final de 2023, o hub aumentará a flexibilidade logística e oferecerá mais opções para os clientes, atendendo assim a crescente demanda do mercado de aviação paulista e do Centro-Oeste brasileiro, uma importante região para o segmento agro.
Os investimentos da Air bp no País incluem também um projeto de abastecimento no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para atender voos gerais e comerciais, com previsão de início das operações para 2024. Os dois projetos totalizam um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões. A Air bp é um dos maiores players do Brasil e está presente em 40 localidades, incluindo Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas) e Galeão (Rio de Janeiro).
A Alper Consultoria e Corretora de Seguros adquiriu, em dezembro do ano passado, a Good Winds Corretora de Seguros, e se tornou líder no segmento pela atuação diversificada em seguros para linhas aéreas, aviação geral, aviação executiva, aeroportos, oficinas de manutenção e operadores de hangar.
A BR Aviation, ao longo dos três dias, divulgou o Programa de Relacionamento BR Aviation Club e o BR Aviation Card, reforçando o relacionamento com clientes e parceiros, além de buscar novas adesões.
A próxima edição da Labace está programada de 6 a 8 de agosto de 2024.