A partir de outubro, a empresa área uruguaia Pluna, que possui cinco voos semanais para a cidade de Curitiba, tem planos de tornar a operação diária. A expectativa é que o número de passageiros embarcados na capital paranaense aumente em pelo menos 20%. Em junho deste ano, o número de embarques cresceu 60% sobre o mesmo período do ano passado, superior à média de crescimento da empresa no Brasil, de 45%.
Essa expansão é resultado da localização estratégica da capital paranaense em relação aos países do Mercosul e da tendência de regionalização da aviação comercial em Curitiba – a cidade assume cada vez mais o papel de hub da aviação, centralizando a partida e a chegada de voos internacionais. Em junho de 2009, as conexões com os aviões Pluna representaram 40% dos embarques a partir de Curitiba e no mesmo período deste ano, 70%.
A Pluna atua na capital há dois anos e, neste período, mais de 40 mil clientes foram transportados. Os voos têm conexão em Montevidéu, o que representa uma vantagem para os curitibanos, que não precisam ir até São Paulo ou Rio de Janeiro para fazer uma escala e retornar para o Sul.