O crescimento da demanda nos aeroportos brasileiros ajudou a expor a lacuna existente no relacionamento entre esses terminais de passageiros e as cidades onde estão instalados. A realização de competições internacionais no país, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, impôs a imediata ampliação desses aeroportos, provocando novas interferências diretas nos municípios. Diante desse quadro, Sebastião Almeida (PT), prefeito de Guarulhos e vice-presidente para Assuntos de Cidades Aeroportuárias da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), defende mudança radical nesse relacionamento, com a divisão de responsabilidades entre as instituições envolvidas.

Para ampliar o debate sobre o assunto, Guarulhos sediará o Seminário Internacional de Cidades Aeroportuárias, que será realizado no dia 6 de julho, no Teatro Adamastor/Centro. A proposta é reunir prefeitos das cidades latinoamericanas que sediam aeroportos para discutir o tema e trocar experiências. Já confirmaram presença prefeitos de cidades do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Equador. O encontro contará ainda com especialistas e representantes da Comissão Econômica para América Latina (Cepal), além de autoridades brasileiras ligadas ao setor aeroportuários e empresários.

“Durante muitos anos no Brasil, a aviação foi tratada como uma questão militar, um sistema isolado sem nenhuma integração com as cidades. O que queremos fazer hoje é exatamente o contrário”, ressalta Almeida. O prefeito de Guarulhos reconhece que os aeroportos ajudam a melhorar a economia do município trazendo recursos financeiros e gerando empregos, mas também incomodam as cidades. “Não há como negar que eles trazem poluição, ruído, aumento de trânsito, impermeabilização do solo, o que provoca enchentes”, aponta.

Almeida ressalta que não é contra a ampliação dos terminais de passageiros. “Se você tem algo que é fundamental para o sucesso do país instalado na sua cidade, você precisa fazer com que esse algo traga benefícios para o município. O que o aeroporto pode fazer para uma cidade ficar melhor? O que queremos agora é abrir esse novo diálogo e identificar como as cidades se inter-relacionam com a questão aeroportuária.”

O seminário é promovido pela Prefeitura de Guarulhos e pela Frente Nacional de Prefeitos, que realiza ainda painel paralelo reunindo secretários de Finanças. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3142-9026 ou pelo site http://seminarioaeroportuario.com.br