A Qatar Airways assinou um acordo com a Shell para fornecer 3 mil toneladas métricas de combustível sustentável para aviação (SAF) puro no Aeroporto Schiphol de Amsterdã.
O acordo abrange o contrato de combustível de aviação existente com a Shell em Amsterdã, que agora verá a Qatar Airways usando pelo menos uma mistura SAF de 5% durante o período do contrato para o ano fiscal de 2023-2024. O acordo bilateral da Qatar Airways com a Shell faz parte de um esforço mais amplo iniciado pela aliança oneworld, que tem como meta definir o uso de SAF em 10% dos volumes de combustível utilizados no setor até 2030.
A Qatar Airways é a primeira transportadora no Oriente Médio e na África a adquirir uma grande quantidade de SAF na Europa. O SAF oferece um potencial significativo de descarbonização, pois esse tipo de combustível puro pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional*. Isso significa que a Qatar Airways reduzirá suas emissões em voos de Amsterdã em aproximadamente 7,5 miltoneladas de CO2 para o ano fiscal.
Passageiros e clientes corporativos da Qatar Airways podem hoje compensar suas emissões de CO2 por meio da compra de créditos de carbono, creditados sob os critérios da International Civil Aviation Organization, órgão de aviação da ONU. A Qatar Airways atualmente investe em projetos de crédito de carbono que geram energia renovável, o que ajuda na redução das emissões de carbono. A companhia aérea também está trabalhando na introdução de uma solução que permitirá aos passageiros e clientes corporativos compensar suas emissões, contribuindo para o custo do SAF.