A Rolls-Royce anunciou a abertura de um Centro de Serviços voltado para a manutenção e o suporte especializado de motores aéreos no aeroporto londrino de Heathrow, no Reino Unido. Foram investidos pela companhia cerca de R$ 149 milhões* na nova unidade.
Com uma área de cerca de 8.800 metros quadrados, o empreendimento é quatro vezes maior que a unidade anterior onde a companhia oferecia os serviços, localizada próximo ao aeroporto, na estação de metrô de Hatton Cross. No novo centro, engenheiros serão capazes de trabalhar em até 13 motores de útlima geração da família Trent durante um mesmo período, o dobro da capacidade da instalação anterior.
Quando a unidade estiver em pleno funcionamento, a estimativa da companhia é de empregar até 60 funcionários, dos quais 40 serão transferidos da instalação existente em Hatton Cross. Adicionalmente, o centro poderá ainda armazenar até 30 turbinas a gás de grande porte, que ficarão disponíveis a clientes de todo o mundo.
O presidente da Rolls-Royce na América do Sul, Franciso Itzaina, comemorou a inauguração e afirmou que a nova unidade de Heathrow representa uma importante adição à vasta rede global de centros de serviços da companhia. “Considerando o consistente crescimento registrado em nossa carteira de pedidos e também na demanda por serviços de manutenção e apoio, a abertura da unidade é mais um passo no sentido de oferecer o melhor suporte a nossos clientes, em tempo integral”, acrescentou.
Mais de 90% das encomendas relativas aos motores Trent recebidas pela companhia incluem pacotes de serviços de manutenção a longo prazo, conhecidos como TotalCare®. Tais serviços buscam melhorar o desempenho operacional e a confiabilidade das turbinas. Em 2012, por exemplo, as vendas registradas pela Rolls-Royce na área de serviços de suporte, manutenção e reparo foram responsáveis por mais de 50% de toda a receita de sua divisão aeroespacial civil.
O novo Centro de Serviços de Heathrow recebeu certificação do Building Research Establishment (BRE) do Reino Unido, instituição criada para avaliar materiais e métodos utilizados para a construção sustentável, reconhecida como uma das mais importantes do mundo.