O transporte aéreo de cargas internacionais no Maranhão alcançou um marco neste sábado (3). O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, recebeu o pouso de um gigante cargueiro, o Boeing 747-446(BCF), prefixo N936CA, da companhia norte-americana National Airlines, trazendo a bordo uma carga valiosa para a ciência e o mercado espacial brasileiro.
Vindo de Seul, capital da Coreia do Sul, o cargueiro trouxe para o Maranhão peças do HANBIT-TLV, um foguete híbrido de 15 toneladas e de impulso de estágio único, com altura de 16,3 metros, um metro de diâmetro e peso de 9,2 toneladas, de propriedade da INNOSPACE, primeira companhia aeroespacial privada a operar no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Todo o processo de nacionalização do carregamento foi realizado no Terminal de Cargas do Aeroporto de São Luís, que possui capacidade para o manuseio de diferentes tipos de cargas; área segregada para armazenamento de produtos restritos (perigosos); câmara fria para armazenamento de produtos congelados e resfriados.
A movimentação da carga foi iniciada imediatamente após o balizamento do gigante cargueiro no pátio do aeroporto, que há cerca de um mês recebeu outra aeronave rara de se ver em operação pelo Nordeste, o Boeing 757-200. O desembaraço da carga contou com força-tarefa especial, montada pela CCR Aeroportos, que atuou em parceria com o operador logístico acionado pela INNOSPACE para fazer o transporte das peças até Alcântara, a AGS Global Logistics.