Imagem: Arquivo Infraero
Imagem: Arquivo Infraero

A SITA estará presente na Airport Infra Expo 2013, evento da indústria aérea que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, em São Paulo. A companhia vai apresentar seu portfólio de soluções de mobilidade que otimizam os processos dos aeroportos. Entre as soluções expostas estarão o eGate, que permite identificação biométrica de passageiros nos portões de autoembarque de forma rápida e segura, e o Self Bag Drop, equipamento através do qual o passageiro despacha a própria bagagem.

“Os aeroportos estão investindo em soluções inteligentes para oferecer uma melhor experiência ao passageiro. A tecnologia integrada de biometria da SITA, por exemplo, faz com que o passageiro seja identificado em menos de sete segundos, reduzindo tempo e simplificando tanto no embarque como no controle de passaporte”, conta Mauro Pontes, vice-presidente da SITA no Brasil.

O sistema de biometria da SITA que proporciona o embarque automático e seguro é um processo realizado em duas etapas. Primeiro, no posto de controle de segurança, os passageiros irão fornecer seus dados biométricos de impressão digital, imagem facial e retina, e, assim, terão o seu cartão de embarque digitalizado e validado, enquanto os seus documentos de viagem são verificados. No momento do embarque, já terão seus dados biométricos no portão de autoembarque da SITA. A impressão digital e a imagem facial são verificados e os dados do cartão de embarque são retransmitidos para o sistema de controle da companhia aérea, que autoriza e, em seguida, confirma o embarque do passageiro.

No dia 23 de maio, Elbson Quadros, diretor de vendas da SITA, participará do painel “Uma perspectiva dos indicadores de qualidade de serviço no Brasil”, que irá abordar temas como a evolução dos índices de qualidade no transporte aéreo brasileiro nos últimos 25 anos e Indicadores de danos e extravios de bagagem de passageiros do transporte aéreo.

Segundo a pesquisa sobre autoatendimento realizada pela SITA em 2012, os passageiros de São Paulo querem mais novos serviços de bagagens do que a média global dos seis principais aeroportos pesquisados. Cerca de 88% gostariam de receber informações em tempo real sobre suas bagagens no celular; 79% gostariam de imprimir suas etiquetas de bagagens contra uma média global de 68%; e 69% gostariam de utilizar os quiosques de autoatendimento para despacho de bagagens.

A SITA, criada há mais de 60 anos, possui tecnologias avançadas de autoatendimento, como o despacho automático de bagagem e o autoembarque, para tornar mais ágil a movimentação dos passageiros no aeroporto, mantê-lo atualizado, além de atenuar atrasos e interrupções.