A TAM Linhas Aéreas ampliou seu contrato com a OnAir, fabricante de sistemas de telefonia móvel para uso em aeronaves, e equipará mais 26 aviões com sistema de conectividade a bordo, que permite aos passageiros realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens e acessar a Internet, pelo telefone, durante o voo.

A previsão é de que as aeronaves equipadas com o sistema de telefonia móvel comecem a voar no segundo semestre deste ano. Até lá, a companhia aérea receberá os equipamentos da fabricante e montará uma linha de produção específica para instalar o sistema nos aviões (modelos Airbus A319, A320 e A321) em sua unidade de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), localizada no Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos, interior de São Paulo. Todas as aeronaves realizam rotas domésticas e chegarão à maior parte dos 45 destinos cobertos pela TAM no Brasil.

A TAM é a primeira companhia aérea das Américas a disponibilizar essa facilidade. Desde outubro de 2010, uma aeronave Airbus A321 da companhia – que realiza as rotas entre São Paulo/Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre – já está equipa com o sistema OnAir. O serviço, que utiliza os satélites da Inmarsat SwiftBroadband, permite que os clientes se conectem à uma rede GPRS, com seus próprios aparelhos de telefone GSM.

No mundo, o sistema já foi utilizado em mais de 150 mil voos para 356 cidades, conectando passageiros de 83 países com acordos de roaming com aproximadamente 250 operadoras de telefonia móvel.

O mecanismo oferecido pela TAM permite que  até oito passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições. Os aparelhos entram em roaming internacional, ou seja, passam a captar sinal assim que a aeronave atinge 4 mil metros de altura. Os usuários de smartphones também podem acessar e-mails e navegar na internet. O uso é cobrado diretamente pela operadora, na conta de telefone do passageiro. A tarifa é definida pela empresa de telefonia móvel usada pelo cliente.

O sistema garante total segurança, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra. Além disso, em caso de necessidade, pode ser desligado a qualquer momento. Durante decolagens e pousos, os passageiros são orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos.

Para o uso do OnAir, a companhia recebeu a aprovação técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para ter o sistema de celular a bordo instalado na aeronave e a certificação operacional por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além disso, o sistema foi certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA) e sua utilização foi regulamentada recentemente pela União Europeia.

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