A Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata – International Air Transport Association) informou que acaba de conceder a certificação ISAGO (Iata Safety Audit for Ground Operations) à companhia aérea brasileira TAM, após realizar ampla auditoria em todos os processos da gestão operacional em terra no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A ISAGO verifica a conformidade da empresa com as normas mais eficazes e seguras em todas as operações de apoio à aviação realizadas no solo. “É uma certificação de qualidade importante, que demonstra alto grau de preparo da empresa que a obtém”, diz Carlos Ebner, diretor da Iata no Brasil.
A auditoria da Iata abrange aspectos como: redução de ameaças nas operações em terra que podem afetar a segurança operacional e de danos em aeronaves; prevenção de atos de interferência ilícita; prevenção de lesões ao pessoal de apoio, e cumprimento das leis e regulamentações do meio ambiente.
Segundo a Iata, é muito importante que a indústria de aviação esteja atenta a essas questões operacionais. “No ano passado, os danos causados a aeronaves somente por deficiências nas operações em terra geraram um custo de cerca de US$ 4 bilhões ao redor do mundo”, revela Ebner.