A Avianca Brasil, que iniciou uma drástica redução de força de trabalho de seus tripulantes na última segunda-feira (13), deverá demitir cerca de 200 pilotos e 700 comissários até esta quinta-feira (16). Até o momento, cerca de 600 demissões já foram efetuadas.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas ressalta que está acompanhando e assessorando os tripulantes convocados para desligamento, além de estar tomando as providências cabíveis em relação aos direitos de todos.
O SNA destaca ainda que, devido ao atraso nos pagamentos de salários e outras verbas e o consequente clima de incerteza gerado para os pilotos e comissários, situação que pode afetar a segurança de voo, a categoria deliberou por iniciar uma greve na sexta-feira, dia 17 de maio, a partir das 6h, suspendendo todos os voos nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.
Por fim, o sindicato ressalta que é de extrema importância que mesmo os aeronautas demitidos compareçam aos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont às 6h desta sexta para apoiar o movimento paredista e dar visibilidade à situação dramática de todo o grupo.