Um drone na inspeção de aeronaves

Foto: Latam

A Latam Airlines é a primeira companhia da América Latina a utilizar um drone para inspeção de aeronaves.

O dispositivo já está sendo utilizado em fase de testes no Centro de Manutenção em São Carlos (MRO), no Brasil, para inspeção visual dos aviões da família Airbus A320, que passam por check C na localidade. A iniciativa é resultado da parceria da Latam com a Donecle, empresa francesa desenvolvedora do equipamento, firmada em agosto de 2019.

O objetivo da Latam com o projeto é otimizar um dos processos de inspeção de suas aeronaves em mais de 70%. Atualmente, as inspeções visuais tradicionais realizadas por técnicos especializados demandam mais de 10h para serem finalizadas. Com o uso do drone o ganho é substancial, diminuindo o tempo de checagem externa dos modelos para média de 3h. Assim que o novo método for aprovado pela fabricante das aeronaves e pela autoridade europeia de aviação, a Latam buscará expandi-lo para as operações de todo o Grupo.

“Este é um projeto que reforça nosso pioneirismo na América Latina para a implementação de um novo método de inspeção em aeronaves. É um privilégio termos a oportunidade de testar essa tecnologia avançada que já tem nos auxiliado no ganho de eficiência e elevado ainda mais nossos padrões de Qualidade e Segurança” afirma Alexandre Peronti, diretor de manutenção da Latam Airlines Brasil.

Tecnologia de inspeção

Apesar de estar sempre sob a supervisão de um profissional da companhia, o drone inspeciona de forma autônoma o exterior das aeronaves, utilizando uma tecnologia por laser. O processo considera todas as áreas dos aviões e registra imagens em alta resolução a cada segundo. Essas fotos são encaminhadas automaticamente para um software específico do drone, que identifica eventuais danos nas aeronaves. Posteriormente, esses possíveis problemas são examinados em detalhes pelo técnico responsável para que decida o melhor procedimento para reparo.

Desde o início da parceria com a Donecle, a Latam já inspecionou no MRO 17 aeronaves, todas com média de 2,5 horas para finalização da checagem por meio do drone, análise e relatório. “Mesmo ainda em fase de testes, já percebemos uma grande evolução nas inspeções que fazemos em nosso Centro de Manutenção e queremos expandir esse novo método para as operações de todo o Grupo”, finaliza Peronti.

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