O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, passará a ter, a partir de 19 de novembro, duas frequências regulares semanais da Qatar Airways Cargo, uma das maiores empresas aéreas cargueiras do mundo.
A Qatar Cargo vai oferecer a ligação de Viracopos com países do Oriente Médio, Europa e América do Sul. Os voos serão realizados com um Boeing 777, na rota Doha-Luxemburgo-Viracopos-Santiago-Doha, nas noites de terça-feira e de sexta-feira.
A nova companhia aérea a operar em Viracopos se soma a outras duas empresas que também anunciaram mais frequências ou ampliação de rotas por Viracopos neste ano: Korean Cargo e Latam Cargo. Hoje, pelos menos 20 empresas cargueiras nacionais e internacionais operam no aeroporto.
“Esta nova conquista de mais frequências de aeronaves cargueiras para o Aeroporto Internacional de Viracopos, somadas às recentemente anunciadas rotas da Korean Cargo e LATAM Cargo, demonstram que Viracopos é a melhor opção no país para operações de carga e, por isso, é peça chave também na logística de carga aérea mundial”, disse o diretor de Operações Marcelo Mota.
“Com sua elevada eficiência operacional, condições comerciais diferenciadas e grande capacidade de processar cargas com agilidade, Viracopos consolida cada vez mais sua vocação cargueira, sendo um dos principais terminais aéreos da América Latina”, concluiu o diretor.
Com esta ampliação, o aeroporto amplia ainda mais sua importância no cenário de transporte de carga aérea no Brasil. Hoje, o Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em valor de carga importada no país.
Além de contar com uma ampla, ágil e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, o aeroporto é responsável por movimentar quase 40% de toda carga aérea importada do país.
A Qatar Airways Cargo serve mais de 60 destinos de carga em todo o mundo a partir de seu moderno e sofisticado hub cargueiro localizado no Hamad International Airport, na cidade de Doha. A Qatar Cargo possui uma frota dedicada de cargueiros composta de 19 Boeing 777, cinco Airbus A330 e dois Boeing 747-800.